Festival RJ-SP promove educação integral e socialização por meio do esporte

O Festival de Integração Esportivo é uma ação prevista na metodologia institucional da Fundação Gol de Letra cujo principal objetivo é promover o alinhamento de metodologias, abordagens, atividades e também ações para aprofundar discussões sobre esporte educacional com nossas equipes e participantes.

Nesta ação, realizada no segundo semestre de 2022, foram ofertadas oficinas esportivas com 50 participantes, adolescentes de 12 a 14 anos, das unidades da Gol de Letra Rio de Janeiro e São Paulo no Acampamento Paiol Grande, situado na cidade de São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo.

Além da programação esportiva, que contou com capoeira, ginástica rítmica, multiesportes e dinâmicas variadas, realizamos também discussões sobre a agenda 2030 da ONU, que faz parte da prática educacional da Fundação.

Dentre os temas principais estão educação de qualidade e equidade de gênero, que são temáticas vitais para a garantia de direitos do nosso público, visto que estes fazem parte da parcela social mais afetada pela ausência destes direitos e conquistas.

Para que o leitor tenha uma ideia mais concreta de como um festival acontece, destacamos como organizamos a rotina das atividades.

Dia 1 – Foi feita a chegada, acomodação e uma dinâmica de integração entre os jovens. Após esta dinâmica, o grupo foi para o jantar. Para continuar com o processo de integração, foi ofertado um tempo livre de lazer e descanso onde os jovens puderam aproveitar as diversas instalações do acampamento.

Dia 2 –  O dia começa com o café da manhã. Após a refeição, o grupo participou de oficinas esportivas durante três horas. Todas as oficinas têm como foco educação integral e socialização por meio do esporte. Ao final da manhã foi servido o almoço, momento em que o grupo, além de comer, colabora com a organização da distribuição dos alimentos e organização geral do refeitório, praticando o cuidado coletivo.

Na parte da tarde foi realizado um fórum de discussões com o tema central: “Esporte e gênero na perspectiva da participação das meninas no esporte”. Ao término do dia, o grupo participou de uma apresentação de Capoeira que integrou os participantes na roda e nos instrumentos, além da apresentação de Ginástica Rítmica, que contou com a participação dos alunos no final para pôr em pratica todos os ensinamentos do dia.

Dia 3 – No último dia, o grupo se encontra novamente no café da manhã e, após a refeição, é realizada uma avaliação geral do evento, onde são expressas opiniões, aprendizagens e sugestões para novos momentos de intercâmbio entre as unidades. Ao final deste momento são iniciados os preparativos para o almoço e retorno às cidades de origem.

O Festival de Integração Esportivo contou com o patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental e promoveu a autonomia, independência e um intercâmbio cultural e de identidade entre os adolescentes.

A viagem, as tarefas do acampamento, o cuidado coletivo, a distância e o controle das emoções são lições valiosas para os jovens que vão amadurecendo comportamentos e visões de mundo muito importantes para seu desenvolvimento pessoal e cultural.

#Felizdequemparticipa!

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
udemy free download