Fundação Gol de Letra amplia capacitação interna sobre antirracismo para todos os setores

A Fundação Gol de Letra tem como prática estabelecida a capacitação constante e contínua de seus colaboradores. Esta abordagem é essencial, especialmente considerando que muitos desses colaboradores lidam diariamente com um público socialmente vulnerável. Por isso, sempre foram oferecidas formações contínuas sobre diversos temas que chamamos de “transversais”, que impactam diretamente o público atendido pela organização, como sexualidade, gênero e raça.

Porém, esses encontros de capacitação sempre foram mais direcionados às equipes sociopedagógicas, que estão em contato direto com os atendidos no dia a dia da Fundação. Entretanto, após o “V Fórum Gol de Letra – Compartilhando Saberes Antirracistas”, realizado em janeiro de 2024, ficou explícita a preocupação de formarmos todos os setores. Os colaboradores propuseram a inclusão de todos, estendendo os benefícios da capacitação para as áreas operacional, administrativa, financeira e Desenvolvimento Institucional.

Esta preocupação não apenas demonstra o compromisso da Fundação Gol de Letra com a diversidade e a igualdade, mas também evidencia a compreensão de que a educação antirracista é um imperativo ético e social.

Os encontros de capacitação para os diversos setores agora ocorrem regularmente.

Na unidade de São Paulo todas as terceiras segundas-feiras do mês. A primeira dessas sessões ocorreu em 18 de março, conduzida por Bianca Martins, educadora social nas temáticas de sexualidade, gênero e raça.

O evento inaugural foi marcado pela apresentação do livro “Como ser um Educador Antirracista”, de Bárbara Carine, que servirá como guia para as atividades ao longo do ano. Uma dinâmica envolvendo quebra-cabeças com mapas diversos incentivou os participantes a refletir sobre a distribuição étnica e as implicações do racismo em diferentes contextos, culminando em uma discussão enriquecedora encerrada com chave de ouro pelo trecho inicial do documentário “Guerras do Brasil – As Guerras da Conquista”.

A escolha de incorporar o tema antirracismo nos encontros de capacitação reflete o compromisso ético e social da Fundação Gol de Letra em enfrentar as desigualdades raciais de forma direta e proativa. Ao promover a capacitação em todos os níveis da organização, a Fundação reafirma seu compromisso em fornecer um ambiente inclusivo para todos os colaboradores e atendidos.

Isso demonstra a compreensão de que a construção de uma cultura organizacional antirracista requer o envolvimento e o comprometimento de todos os membros da equipe, independentemente de suas funções específicas. Ao ampliar o alcance dos encontros de capacitação, a Fundação Gol de Letra não apenas promove a conscientização e o entendimento sobre questões raciais, mas também fortalece os laços de solidariedade e colaboração dentro da organização.