Gol de Letra promove 2º seminário sobre Sexualidade e Gênero

“Toda educação já é em sexualidade” foi uma das frases mais repetidas pelos palestrantes nos diversos painéis e oficinas que ocorreram durante o Seminário Educação Integral – Sexualidade e Gênero nos Espaços Educativos, que reuniu mais de 150 pessoas ao longo de um dia inteiro no Centro Paula Souza, na última sexta-feira de maio.

A frase parte do reconhecimento de que a sexualidade é uma dimensão intrínseca e inseparável de todos os indivíduos e, portanto, não é possível deixa-la de lado ou não leva-la em consideração em determinados momentos ou lugares. Dessa forma, os processos educativos sempre vão estar atrelados à sexualidade, mesmo que não seja intencional, resta saber se será de forma negativa, punitiva e repressora, ou de forma positiva, aberta ao diálogo, respeitando a diversidade e individualidade de cada um.

O Seminário surge, então, como um espaço para refletir e debater sobre como garantir uma educação em sexualidade positiva para as crianças, adolescentes e jovens, como parte essencial na garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos e pela perspectiva da interseccionalidade.

Este é o segundo evento promovido pela Fundação Gol de Letra para capacitar outros profissionais nessa temática. Em 2017, promovemos o Seminário Gênero na Escola e no Esporte, onde apresentamos o jeito Gol de Letra de trabalhar a temática integrada ao esporte educacional em nossos espaços e nas oficinas realizadas com escolas públicas com as quais temos parceria.

O evento deste ano iniciou com uma mesa sobre “Educação em Sexualidade como Direito”, com Bárbara Lopes, coordenadora do projeto Gênero e Educação na Associação Ação Educativa, Raiana Ribeiro, coordenadora do programa Centro de Referências em Educação Integral e Educação e Território, do Cidade Escola Aprendiz, e Viviana Santiago coordenadora de diversidade e inclusão no Instituto Moreira Sales.

A parte da tarde permitiu uma maior interação entre os palestrantes e os participantes do evento, através de quatro oficinas temáticas com grupos menores:  “Masculinidade Quebrada: memórias de um processo com meninos periféricos”, com Raul Gomes de Almeida e Rafael Cristiano; “Papo Reto”, com os monitores do Programa de Jovens Jason Lucas, Emily Gomes dos Santos, Sofia Vieira da Silva e Raphael Ferreira; “Educação em Sexualidade para a primeira infância”, ministrada pela escritora Beatriz Cruz; e a oficina “Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis”, com a psicóloga Kate Queiroz.

Com todos os participantes novamente reunidos no auditório principal, o Seminário foi encerrado com uma mesa sobre “Estratégias de resistência e iniciativas na Educação em Sexualidade”, com Lu Azevedo e Layane da Silva Rodrigues, criadoras do Coletivo Consciência Feminina na Escola, Bianca Cavalcanti Martins, educadora do projeto Sexualidade em Ação da Fundação Gol de Letra, e Elânia Francisca, criadora do Projeto Puberê.

O Seminário Educação Sexualidade e Gênero foi mais uma ação de formação profissional promovida pela Fundação Gol de Letra, que possui mais de seis anos trabalhando com educação em sexualidade no atendimento direto às crianças e adolescentes e na capacitação da própria equipe e de outros profissionais da rede pública de educação. A temática é trabalhada na instituição a partir da perspectiva da garantia de direitos, prevenção à violência, autoproteção e autoestima.

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course