Gol de Letra promove 2º seminário sobre Sexualidade e Gênero

“Toda educação já é em sexualidade” foi uma das frases mais repetidas pelos palestrantes nos diversos painéis e oficinas que ocorreram durante o Seminário Educação Integral – Sexualidade e Gênero nos Espaços Educativos, que reuniu mais de 150 pessoas ao longo de um dia inteiro no Centro Paula Souza, na última sexta-feira de maio.

A frase parte do reconhecimento de que a sexualidade é uma dimensão intrínseca e inseparável de todos os indivíduos e, portanto, não é possível deixa-la de lado ou não leva-la em consideração em determinados momentos ou lugares. Dessa forma, os processos educativos sempre vão estar atrelados à sexualidade, mesmo que não seja intencional, resta saber se será de forma negativa, punitiva e repressora, ou de forma positiva, aberta ao diálogo, respeitando a diversidade e individualidade de cada um.

O Seminário surge, então, como um espaço para refletir e debater sobre como garantir uma educação em sexualidade positiva para as crianças, adolescentes e jovens, como parte essencial na garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos e pela perspectiva da interseccionalidade.

Este é o segundo evento promovido pela Fundação Gol de Letra para capacitar outros profissionais nessa temática. Em 2017, promovemos o Seminário Gênero na Escola e no Esporte, onde apresentamos o jeito Gol de Letra de trabalhar a temática integrada ao esporte educacional em nossos espaços e nas oficinas realizadas com escolas públicas com as quais temos parceria.

O evento deste ano iniciou com uma mesa sobre “Educação em Sexualidade como Direito”, com Bárbara Lopes, coordenadora do projeto Gênero e Educação na Associação Ação Educativa, Raiana Ribeiro, coordenadora do programa Centro de Referências em Educação Integral e Educação e Território, do Cidade Escola Aprendiz, e Viviana Santiago coordenadora de diversidade e inclusão no Instituto Moreira Sales.

A parte da tarde permitiu uma maior interação entre os palestrantes e os participantes do evento, através de quatro oficinas temáticas com grupos menores:  “Masculinidade Quebrada: memórias de um processo com meninos periféricos”, com Raul Gomes de Almeida e Rafael Cristiano; “Papo Reto”, com os monitores do Programa de Jovens Jason Lucas, Emily Gomes dos Santos, Sofia Vieira da Silva e Raphael Ferreira; “Educação em Sexualidade para a primeira infância”, ministrada pela escritora Beatriz Cruz; e a oficina “Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis”, com a psicóloga Kate Queiroz.

Com todos os participantes novamente reunidos no auditório principal, o Seminário foi encerrado com uma mesa sobre “Estratégias de resistência e iniciativas na Educação em Sexualidade”, com Lu Azevedo e Layane da Silva Rodrigues, criadoras do Coletivo Consciência Feminina na Escola, Bianca Cavalcanti Martins, educadora do projeto Sexualidade em Ação da Fundação Gol de Letra, e Elânia Francisca, criadora do Projeto Puberê.

O Seminário Educação Sexualidade e Gênero foi mais uma ação de formação profissional promovida pela Fundação Gol de Letra, que possui mais de seis anos trabalhando com educação em sexualidade no atendimento direto às crianças e adolescentes e na capacitação da própria equipe e de outros profissionais da rede pública de educação. A temática é trabalhada na instituição a partir da perspectiva da garantia de direitos, prevenção à violência, autoproteção e autoestima.

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
free online course
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download