Rua de Lazer retoma ocupação de espaços públicos pós pandemia

No primeiro sábado de abril, a Rua Estevão Chopinski, ao lado da UBS Vila Albertina, passou o dia fechada para carros – e aberta para brincadeiras, para o esporte e a integração de toda a comunidade da Vila Albertina.

Foi o retorno da tradicional “Rua de Lazer”, evento itinerante da Gol de Letra que desde 2004 pretende inverter o chavão “tirar as crianças da rua” para justamente ocupar esse espaço com práticas esportivas e de lazer.

Pela primeira vez desde a paralização das atividades devido à pandemia da covid-19, as famílias e moradores da comunidade puderam vivenciar, na rua, esportes como o futebol, basquete e vôlei; brincadeiras tradicionais como peteca, amarelinha, pula corda, “coelho sai da toca”, bambolê; jogos de pingue-pongue, pebolim, videogame; espaço kids com lego, pintura e desenho, e teve até oficina de danças do tiktok, com as músicas e coreografias mais pedidas!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fundação Gol de Letra (@goldeletrabr)

A Rua de Lazer é uma iniciativa do Programa Jogo Aberto que vê a ocupação de espaços públicos, como as ruas, praças e quadras, como espaços subutilizados para a vivência do Esporte de Participação.

Os espaços públicos de uma cidade representam, ou deveriam representar, excepcionais ambientes de convivência democrática, com enorme potencial educativo. E as manifestações esportivas estão entre as mais capazes de transformá-los em espaços seguros, nos quais predomina o convívio igualitário e pacífico.

Além disso, a Rua de Lazer torna a atividade física mais acessível no dia a dia das pessoas. É uma oportunidade de diversão entre pais e filhos, vizinhos e conhecidos. E a garantia de um espaço adequado à prática esportiva em um ambiente democrático.

A proposta é aberta à comunidade, o foco está na otimização do tempo livre e na cultura lúdica – jogos e brincadeiras como incentivadores do convívio social – e sua principal característica é garantir livre escolha aos participantes. Praticar esporte e brincar. Muitas vezes inexiste o limite de onde começa um e termina o outro.

O que a Gol de Letra deseja é ver as ruas tomadas por crianças, adolescentes, jovens e famílias exercitando a cidadania por meio do Esporte. Para nós, o caminho é encher as ruas e demais espaços públicos por meio de práticas esportivas e de lazer que possam ser vivenciadas por todos, sem restrições.

A Rua de Lazer configura um ambiente educacional, cultural e social que promove o desenvolvimento de toda a família. Proporciona um espaço de convivência, onde é possível aprender, expressar ideias, pertencer a diferentes grupos, ser respeitado, respeitar e vivenciar diferentes formas de Esporte e Lazer.

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download