Rua de Lazer retoma ocupação de espaços públicos pós pandemia

No primeiro sábado de abril, a Rua Estevão Chopinski, ao lado da UBS Vila Albertina, passou o dia fechada para carros – e aberta para brincadeiras, para o esporte e a integração de toda a comunidade da Vila Albertina.

Foi o retorno da tradicional “Rua de Lazer”, evento itinerante da Gol de Letra que desde 2004 pretende inverter o chavão “tirar as crianças da rua” para justamente ocupar esse espaço com práticas esportivas e de lazer.

Pela primeira vez desde a paralização das atividades devido à pandemia da covid-19, as famílias e moradores da comunidade puderam vivenciar, na rua, esportes como o futebol, basquete e vôlei; brincadeiras tradicionais como peteca, amarelinha, pula corda, “coelho sai da toca”, bambolê; jogos de pingue-pongue, pebolim, videogame; espaço kids com lego, pintura e desenho, e teve até oficina de danças do tiktok, com as músicas e coreografias mais pedidas!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fundação Gol de Letra (@goldeletrabr)

A Rua de Lazer é uma iniciativa do Programa Jogo Aberto que vê a ocupação de espaços públicos, como as ruas, praças e quadras, como espaços subutilizados para a vivência do Esporte de Participação.

Os espaços públicos de uma cidade representam, ou deveriam representar, excepcionais ambientes de convivência democrática, com enorme potencial educativo. E as manifestações esportivas estão entre as mais capazes de transformá-los em espaços seguros, nos quais predomina o convívio igualitário e pacífico.

Além disso, a Rua de Lazer torna a atividade física mais acessível no dia a dia das pessoas. É uma oportunidade de diversão entre pais e filhos, vizinhos e conhecidos. E a garantia de um espaço adequado à prática esportiva em um ambiente democrático.

A proposta é aberta à comunidade, o foco está na otimização do tempo livre e na cultura lúdica – jogos e brincadeiras como incentivadores do convívio social – e sua principal característica é garantir livre escolha aos participantes. Praticar esporte e brincar. Muitas vezes inexiste o limite de onde começa um e termina o outro.

O que a Gol de Letra deseja é ver as ruas tomadas por crianças, adolescentes, jovens e famílias exercitando a cidadania por meio do Esporte. Para nós, o caminho é encher as ruas e demais espaços públicos por meio de práticas esportivas e de lazer que possam ser vivenciadas por todos, sem restrições.

A Rua de Lazer configura um ambiente educacional, cultural e social que promove o desenvolvimento de toda a família. Proporciona um espaço de convivência, onde é possível aprender, expressar ideias, pertencer a diferentes grupos, ser respeitado, respeitar e vivenciar diferentes formas de Esporte e Lazer.

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free