FUNDAÇÃO GOL DE LETRA COMPLETA 12 ANOS DE ATUAÇÃO NA COMUNIDADE DO CAJU, RIO DE JANEIRO

A Fundação Gol de Letra completa hoje, 10 de abril, 12 anos de atividades no bairro do Caju, no Rio de Janeiro. O tempo passa rápido e por isso é sempre bom parar um pouco para refletir sobre as datas importantes!

12 anos de projetos, sorrisos, atividades e educação. 

144 meses de aprendizado, convívio e multiplicação.

4.302 dias de esporte, lazer, atividade física e empregabilidade.

Mais de 100 mil horas de Fundação Gol de Letra no Caju!  

Contexto

Localizado na área central do Rio de Janeiro, o bairro do Caju fazia parte da antiga Fazenda Real São Cristóvão. Em meados do século XVIII foi loteado em chácaras de veraneio e, com a vinda da corte portuguesa, acabou se transformando em área portuária para a exportação do café. Nos anos 40, o bairro ainda era predominantemente industrial, mas também com destaque para a atividade pesqueira.  

A maior parte da população era formada por migrantes que, a partir dos anos 1950, ocuparam aterros sanitários, manguezais e áreas dos aclives que hoje constituem o complexo de favelas do Caju. Essa população aumentou muito nos anos 70, com migrantes absorvidos pela construção civil.

Uma retrospectiva

Os passos iniciais da Fundação Gol de Letra no Caju foram dados em 2006. A escolha de atuar no bairro não aconteceu por acaso: ele figurava entre os menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade.  

As atividades eram desenvolvidas em salas alugadas ou cedidas por associações de moradores do bairro e os projetos envolviam esporte e música. A primeira reunião de equipe contou com os únicos quatro membros na época! Hoje, são mais de 70 colaboradores e voluntários.

Logo um ano após a vinda para o bairro, em 2007, surgiu o Mensageiros da Água, uma ação ambiental na comunidade. Em 2008, o Rotary Clube ofereceu uma área para ser utilizada mediante reforma, e o novo espaço passou a atender centenas de crianças e jovens, todos moradores das doze comunidades do bairro. Um ano depois, foi inaugurado o Centro Cultural Gol de Letra.

O projeto Gol de Trabalho se inicia em 2010, com o objetivo central de formar profissionalmente jovens do Caju. No ano seguinte começa o Gol de Cultura, focado em atividades do folclore brasileiro.  2014 foi um ano importante, principalmente com o início do programa Jogo Aberto Caju e o projeto Football for Hope.

No ano seguinte, em 2015, o Ginásio Sócrates Brasileiro foi inaugurado. Em 2016, foi a vez de começar o Programa Juventude e Oportunidade no Caju, totalmente voltado para qualificação, formação e capacitação de jovens e adultos.

Números aproximados:

  • Em 12 anos, foram atendidas aproximadamente 5.500 pessoas.
  • 50 jovens monitores.
  • 15 intercâmbios e 10 viagens internacionais. 
  • 5 festivais RJ-SP e mais de 50 eventos comunitários em nossa sede.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
online free course
download mobile firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course