FUNDAÇÃO GOL DE LETRA REALIZA III FÓRUM INTERNO E CRIA PLANO INTEGRADO DE AÇÃO PARA OS PRÓXIMOS TRÊS ANOS

A Fundação Gol de Letra realizou, entre 29 e 31 de janeiro, em São Lourenço da Serra (SP), o III Fórum Interno de Esportes, encontro entre colaboradores das unidades Rio e São Paulo, que acontece a cada dois anos.

O evento reuniu quase 80 colaboradores, entre educadores, coordenadores pedagógicos, assistentes sociais e profissionais das áreas meio, com o objetivo avaliar o trabalho realizado pela Fundação, debater propostas e elaborar um plano de ação para os próximos três anos em temáticas como a equidade de gênero e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto de metas adotadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para serem alcançadas por todos os países até 2030, nos âmbitos do desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Além disso, o encontro proporcionou momentos de integração das equipes, o alinhamento cada vez mais amplo entre as unidades, a criação de propostas em conjunto e o estabelecimento do tema anual unificado para todos os programas.

Na chegada ao local do Fórum, logo depois das acomodações iniciais, os coordenadores Felipe Pitaro e Edgard Arantes deram as boas-vindas à equipe presente e apresentaram a programação. Beatriz Pantaleão, diretora executiva da instituição, também ressaltou a importância do encontro e os avanços que ele proporciona para a Fundação. “Acredito que um dos pontos mais positivos do Fórum é a oportunidade de integrar as equipes do Rio e São Paulo. Abre espaço para discussões calorosas, construtivas e principalmente presenciais, momentos raros na nossa atual sociedade virtual”, afirmou a diretora. Ainda no primeiro dia, a coordenadora Monica Zagallo, também apresentou o relatório Movimento é Vida, desenvolvido recentemente pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com a temática central de atividades físicas e esportivas para todas as pessoas.

O segundo dia começou com a discussão do Tema Norteador Integrado da FGL para os próximos três anos, utilizando os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) como referência para a concepção dos trabalhos. Os ODS que têm mais relação com a atuação e a metodologia da Fundação foram eleitos e divididos em 6 grupos, que dialogaram e registraram os principais pontos para a discussão com o coletivo. São eles: 3[1] – Saúde e Bem-Estar; 4 – Educação de Qualidade; 5 – Igualdade de Gênero; 10 – Redução das Desigualdades; 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e 17 – Parcerias e meios de implementação. A parte da tarde foi dedicada ao tema de Esporte e Gênero, com uma oficina em grupo liderada por Cristiane Narciso, analista de desenvolvimento local da Gol de Letra. Entre os resultados apontados, as equipes trataram da temática dentro do universo da Fundação, assim como a comunicação com os educandos, público externo, famílias e funcionários.

Já no último dia do Fórum, a equipe de Serviço Social, liderada por Júlio Moitas, apresentou o histórico da área, o dia a dia do trabalho, as sinergias com outros setores e os desafios para os próximos anos. Ludmila Blanck, também membro da equipe, ampliou a discussão e incluiu a temática da equidade de gênero nas ações que a área se dispõe a realizar.

Após as apresentações, os coordenadores Felipe e Edgard agradeceram a todos pela participação no fórum, abriram o microfone para opiniões, sugestões e destaques. Depois das falas de alguns colaboradores, os dois fizeram o encerramento oficial e as equipes retornaram para suas respectivas cidades. “O Fórum é uma oportunidade única de debate, construção de conhecimentos e processos alinhados, todos nascidos da prática Gol e Letra, e creio que devemos investir cada vez mais nesse modelo para criar inovação, formação e compartilhamento de saberes e práticas educacionais”, concluiu Felipe Pitaro, coordenador de projetos da Fundação.

[1] Para saber mais: https://nacoesunidas.org/pos2015/

Quer contribuir com o nosso trabalho?

Seja um Sócio Titular e nos ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download coolpad firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course