Gol de Cidadania e a importância do trabalho em rede

No próximo dia 8 de outubro, a Fundação Gol de Letra realizará mais uma edição do Gol de Cidadania. Dessa vez, o evento ocorrerá simultaneamente nas duas unidades: Caju – RJ e Vila Albertina – SP e contará com serviços de saúde, assistência social, lazer, esporte, trabalho e renda.

Iniciativas como essa são estratégias eficazes e contribuem para que serviços básicos cheguem a lugares vulneráveis, por muitas vezes esquecidos pelo poder público. O objetivo desse projeto é levar à comunidade mais justiça, cidadania, saúde e inclusão social.

O conceito de vulnerabilidade social é o que caracteriza a condição dos grupos de indivíduos que estão à margem da sociedade, ou seja, pessoas ou famílias que estão em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos.

Essa exclusão social confronta o princípio da universalidade e consequentemente a dos direitos sociais. De acordo com Aldaíza Sposati, exclusão é necessariamente ferir os direitos sociais dessas populações, ou seja, a exclusão social é a negação da cidadania.

A Assistência Social visa garantir proteção de indivíduos em forma de apoio à família, ao cidadão e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades. O trabalho desenvolvido na Fundação funciona integralmente e o evento Gol de Cidadania entrega aos participantes um dia de culminância de todas as ações desenvolvidas ao longo do ano de forma mais abrangente e aberta a todos da comunidade.

A sede do Caju- RJ contará com serviços de orientação jurídica; vacinação e orientação em saúde do homem, saúde bucal e saúde geral; orientação para emissão de documentação no mundo digital; oficina para prevenção à violência contra mulheres; oficina de aproveitamento total de alimentos; atividade esportiva para crianças e adultos; oficina sobre meio ambiente e água; orientação e divulgação de matrícula para jovens e adultos; atividade Pega Leve – Programa de Prevenção ao uso abuso de álcool; exposição sobre cursos de qualificação profissional SENAI; cadastramento Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (MUDES) para estágio e jovens aprendizes; oficina como apoiar crianças e adolescentes nos estudos e aula de funk com a influenciadora Aline Maia.

Na Sede da Vila Albertina -SP teremos: emissão de documentos como RG, CPF e carteira de trabalho; 2ª via de certidão de casamento, nascimento e óbito; orientação de saúde bucal; aferição de pressão, teste de glicemia e avaliação física; coleta de óleo de cozinha; orientação para elaboração de currículo; cadastro de emprego no CATe; atualização de cadastro na CadÚnico, além de atividades esportivas de lazer e várias brincadeiras.

Dessa forma, o Gol de Cidadania busca atingir seu potencial de atividades, para trazer aos territórios atendidos recursos que em sua maioria não são acessíveis à população local. O evento é aberto e gratuito e a Fundação Gol de Letra convida a todos para participar desse dia especial e conhecer mais o nosso trabalho.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
udemy paid course free download
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download