Gol de Cidadania misturou cultura e prestação de serviços à comunidade

No último sábado de outubro, dia 26, a Fundação Gol de Letra realizou mais um evento em comemoração aos seus 20 anos de história: o Gol de Cidadania. Realizado na Escola Estadual Dr. Sócrates Brasileiro, na Vila Albertina, Zona Norte de São Paulo, o evento teve o objetivo de facilitar o acesso a direitos que são essenciais a toda a população.

Um cortejo passeou pelas ruas e vielas do bairro convidando a população para o evento logo pela manhã. A ação teve resultado: quase mil pessoas passaram pelas atividades entre 10h e 15h! A título de comparação, o Gol de Cidadania recebeu pouco mais de 300 visitantes em 2018.

Durante a ação, gratuita e aberta ao público, foram oferecidos atendimentos sociais e jurídicos, emissão de documentos e carteira de trabalho, oferta de vagas de emprego, orientação de currículo, troca e doação de livros, coleta de óleo e eletroeletrônicos e uma estação saúde, que realizou serviços de aferição de pressão, orientação para a saúde da mulher, exame de glicemia e avaliação física.

Crianças e jovens também puderam se divertir com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, pintura facial e escultura de balões, além de apresentações de dança, capoeira e percussão e shows com Anna Sátt e PoÉticaMente MC’s.

Para honrar os 20 anos de história da Fundação, os educandos atendidos pelo Programa de Jovens montaram uma sala da memória, exibindo vídeos, fotos e livros que contam a história da Fundação desde o início das atividades, em 1999. Depoimentos de alunos e ex-alunos foram exibidos pelo espaço, e uma linha do tempo com os principais acontecimentos da Gol de Letra enfeitou o fundo do palco.

A escola, que foi sede da Gol de Letra entre 1998 e 2016, recebeu um novo grafite na fachada. A imagem, além de trazer o logo da E.E. Dr. Sócrates e da Fundação, traz também um horizonte da comunidade da Vila Albertina e uma bola de futebol com os rostos dos participantes do Virando o Jogo, primeiro projeto executado pela Gol de Letra.

O evento terminou com uma parceria improvisada entre os alunos de percussão e a banda de Anna Sátt, e o parabéns foi acompanhado da distribuição de um bolo de chocolate feito pelos alunos da Oficina de Panificação, Confeitaria e Chocolate – curso oferecido através de uma parceria entre a Gol de Letra e a Puratos.

“O Gol de Cidadania acontece desde os primeiros anos da presença da Gol de Letra no bairro e simboliza todo o respeito e carinho que temos pela Vila Albertina. É um evento importante porque podemos oferecer serviços e estreitar relacionamento com toda a comunidade, e esse ano adquire um significado ainda maior, pois estamos comemorando 20 anos de história e 20 anos de presença aqui. Nosso compromisso é sempre oferecer atividades de qualidade para crianças, adolescentes e jovens e para o desenvolvimento comunitário”, destaca Sóstenes Oliveira, diretor geral da Fundação Gol de Letra.

A edição do Gol de Cidadania em São Paulo faz parte de uma série de ações especiais para comemorar os 20 anos da Fundação, que começou com o lançamento de um logotipo criado pela Refinaria Design, destacando o marco de aniversário. Neste ano, foi realizada também a primeira corrida de rua da história da instituição, em junho, no Rio de Janeiro, uma edição do Gol de Cidadania, no Rio de Janeiro, e ainda está previsto um jantar especial beneficente no dia 10 de dezembro, também no Rio.

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download karbonn firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download