Gol de Letra inicia projeto de formação de professores esportivos em outros estados

No mês de fevereiro, a Fundação Gol de Letra deu início ao processo de formação presencial do projeto Educação Integral – Esporte em Jogo. A primeira cidade contemplada foi Governador Valadares, em Minas gerais, e na sequencia serão beneficiados outros profissionais de educação física, esporte e lazer das cidades de Vitória, no Espírito Santo, e Açailândia, no Maranhão.

A iniciativa tem o objetivo de oferecer formação em esporte educacional para profissionais que multiplicarão atividades e conceitos de educação integral para seus públicos, fortalecendo a cadeia de trabalho com esporte para o desenvolvimento humano.

Nesse sentido, o objetivo é disseminar e aplicar os preceitos metodológicos dos programas já realizados pela Fundação Gol de Letra há quase 25 anos em outras regiões do país, sempre incentivando o diálogo, a mobilização comunitária e a construção de novos olhares que podem multiplicar os aprendizados e experiências sociais a partir da ação esportiva.

A primeira cidade a receber as formações foi Governador Valadares. Entre os dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro, o auditório local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Praça dos Esportes da cidade receberam 25 professores e educadores que participaram dos encontros formativos.

Os primeiros dias foram focados na formação teórica sobre a história do esporte no mundo, a história da educação física no Brasil, os conceitos e princípios do Esporte Educacional e da Educação Integral através do esporte, além de apresentar a metodologia Gol de Letra e realizar dinâmicas de entrosamento e planejamento de atividades com base no conteúdo apresentado.

Segundo conta a formadora Fernanda Franco, os participantes são constantemente convidados a refletir, opinar e compartilhar experiências sobre suas vivências no esporte. “Essa troca gerou algumas reflexões sobre como eram as práticas esportivas nos ambientes de ensino onde foram inseridos quando crianças e adolescentes, como elas estão hoje e, como elas deveriam ser”.

Durante a parte pratica da formação, a equipe Gol de Letra aplicou atividades relacionadas ao esporte educacional e, os participantes debateram para identificar qual princípio foi utilizado em cada momento, além de refletir sobre a importância daquela atividade para colaborar com o processo de Educação Integral dos alunos e alunas.

Os participantes também conheceram o plano de aula utilizado nas atividades da Fundação e puderam elaborar um trabalho de discussão e revisão dos instrumentos que utilizam nos dias atuais, privilegiando propostas que levem em conta rodas de conversa, atividades quebra-gelo, vivências e diferentes abordagens para o aprimoramento em uma modalidade esportiva, ou jogo adaptado.

Os encontros de formação foram bem avaliados pelos participantes, como mostram alguns dos depoimentos* recebidos:

“Foram muito satisfatórios os encontros e muito produtivos. Tive muitas experiências novas e acredito que vai ser muito bom agregar tudo que aprendemos no nosso dia a dia”.

Outro participante relata que:

“A troca de experiência foi ótima, os conteúdos trazidos foram inovadores e de muita valia para a área da educação física, e para trabalhar não somente os conteúdos de esporte, mas como trabalhar o social, afetivo e muito mais”.

Após a formação, os participantes serão monitorados pela equipe da Gol de Letra por dois meses, de forma virtual, para avaliar como estão aplicando os conceitos e práticas de esporte educacional com seus alunos e alunas, como tais conceitos e práticas impactam diferentes públicos e, quais adaptações foram necessárias para que funcionassem corretamente.

A etapa final do projeto conta com um seminário de formação online, onde as equipes das 3 cidades participantes poderão trocar, compartilhar e debater sobre como foi aplicar o esporte educacional em seus respectivos territórios, nos ambientes públicos e privados com os quais trabalham.

* Os depoimentos foram anonimizados
para facilitar a expressão crítica dos participantes
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=