Gol de Letra realiza o 1º Encontro de Inclusão Social pelo Esporte na França

No dia 9 de novembro de 2023, das 13h às 19h, a cidade de Saint-Ouen-sur-Seine, na Grande Paris, será palco de um evento que unirá o esporte, a inclusão social e a igualdade de gênero. O 1º Encontro de Inclusão Social pelo Esporte é organizado pela Fundação Gol de Letra e faz parte do projeto “Brasil em Cena”, que ocorrerá na Cidade Olímpica para ampliar a visibilidade do Brasil com o mundo durante as Olimpíadas de Paris 2024, com arte, cultura, música, debates, esportes, encontros, etc. O evento da Gol de Letra trará duas mesas redondas que explorarão questões essenciais no mundo do esporte como ferramenta de inserção social.

Mesa Redonda 1: Igualdade de Gênero: O Esporte como Ferramenta de Combate à Discriminação

O esporte tem o poder de unir as pessoas, mas também pode refletir e reforçar desigualdades. Como podemos usar o esporte para mudar mentalidades e combater a discriminação de gênero? Especialistas, defensores da igualdade de gênero e atletas inspiradores compartilharão suas experiências na França e no Brasil em torno de temas como acesso equitativo a recursos e oportunidades, estereótipos de gênero no esporte e iniciativas que criam impacto real.

Palestrantes:

Cristiane Narciso da Fundação Gol de Letra no Brasil compartilhará sua experiência na criação de programas esportivos inclusivos e a importância do diálogo com as famílias.

Joanna Maranhão, uma atleta olímpica, explicará suas atividades de defesa para promover o acesso equitativo ao esporte para todos e a luta contra a discriminação.

Pascal Gentil, também ex-atleta olímpico.

Theodore Timboussaint, educador da ONG francesa Sport dans la ville. 

Carole Cicciu, especialista em comunicação e esporte feminino.

Mesa Redonda 2: Inclusão social através do esporte: como desenvolver nosso impacto?

O esporte aproxima as pessoas, promove a inclusão e promove o crescimento pessoal. Pode desempenhar um papel crucial na integração social de pessoas em situação de vulnerabilidade: criando laços sociais, desenvolvendo a autoconfiança e a capacidade de ouvir. Dentro de campo, você aprende a conviver, a perseverar, a respeitar as regras, os outros e o árbitro, muitas oportunidades de crescer.

Durante esta segunda mesa redonda, teremos a oportunidade de ouvir oradores que partilharão as suas ideias inovadoras, postas em prática em França e no Brasil, obre como podemos maximizar o nosso impacto no território e também em todos os atores do ecossistema. Abordaremos os temas do acesso ao desporto para todos, a formação de treinadores desportivos, as parcerias com os intervenientes locais e a importância da sensibilização da comunidade.

Palestrantes:

Raí, presidente da Gol de Letra, discutirá as iniciativas da Fundação e seu compromisso com a inclusão social pelo esporte.

Axel Carrée, diretor da Fundação Lacoste, compartilhará estratégias de sucesso.

Giulia Scacchi, gerente de projetos da Seção de Esportes da UNESCO, discutirá a importância da educação e do acesso ao esporte.

Lamine AMIMER, vice-prefeito de Esportes e Legado dos Jogos Olímpicos, Ville de Saint-Ouen-sur-Seine, falará sobre o compromisso da cidade com o esporte.

Philippe Oddou, presidente do Sport dans la Ville, discutirá sua estratégia de desenvolvimento e comparará as práticas de patrocínio na França e no exterior.

Com a proximidade das Olimpíadas de Paris em 2024, eventos como este demonstram como o esporte pode ser uma poderosa ferramenta para criar um mundo mais inclusivo e igualitário.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free
download micromax firmware
Download WordPress Themes Free
online free course