Gol de Letra visita Guiné-Bissau para avaliar continuação de projeto de disseminação internacional

Foto: Agência Brasileira de Cooperação

Uma delegação brasileira com representantes da Agência Brasileira de Cooperação, da Fundação Gol de Letra e do Instituto Elos visitou Guiné-Bissau, na África, no início de maio, para avaliar a as demandas e possibilidades de parceria para implantação da fase III projeto “Jovens Lideranças para Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas”, que é realizado desde o ano de 2009.

O grupo realizou visitas de campo ao Centro Educacional Amizade São Paulo, ao Ministério da Educação Nacional e ao Ministério da Juventude, Cultura e Esportes e o Ministério de obras Públicas com o objetivo de conhecer a situação atual das instituições após 5 anos e validar tecnicamente a proposta da Fase III da iniciativa, que está em negociação. A retomada do projeto se deu por um pedido do governo guineense em 2022.

O projeto teve início efetivo em 2010 com uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação, a Unesco, a Fundação Gold e Letra, a Secretaria de Educação de Vitória e o Instituto Elos, com o objetivo de fortalecer lideranças, apoiar o Desenvolvimento Comunitário e promover a Educação Integral de crianças e jovens da comunidade do Bairro São Paulo por meio da construção de um Centro Educacional e Cultural, onde aconteceriam oficinas de educação não formal no contraturno escolar e nos finais de semana, além das aulas formais da própria escola e de empreendimentos capazes de gerar renda para a comunidade.

Na primeira fase do projeto, o foco foi garantir a infraestrutura, o que envolveu a mobilização comunitária e mutirão de construção do Centro Educacional Amizade São Paulo. A fase II, entre 2014 e 2018, teve foco nas formações das áreas de pedagogia, educação integral e planejamento estratégico, voltadas para os gestores da escola e os técnicos do Ministério da Educação da Guiné-Bissau.

O objetivo da Fase III do projeto é trabalhar 5 eixos:

  1. Governança e gestão escolar;
  2. Educação formal e não formal;
  3. Sustentabilidade (empreendimentos comunitários);
  4. Manutenção das ações implementadas;
  5. Multiplicação de boas práticas.

Neste momento do projeto, conseguimos uma maior mobilização governamental para a parceria, o que nos deixa esperançosos sobre ampliação das redes de parceria e da efetivação de políticas públicas vitais para Bissau a partir do modelo do Centro Amizade São Paulo.

Para a Fundação Gol de Letra, o projeto “Jovens Lideranças para Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas” foi a primeira iniciativa de disseminação da nossa metodologia em território internacional. Acreditamos que projetos desse tipo sejam uma das formas essenciais para buscar e ampliar a transformação social que queremos e acreditamos ser necessária, e estamos muito felizes de participar de uma nova etapa dessa iniciativa.

Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
download udemy paid course for free