Gol de Letra visita Guiné-Bissau para avaliar continuação de projeto de disseminação internacional

Foto: Agência Brasileira de Cooperação

Uma delegação brasileira com representantes da Agência Brasileira de Cooperação, da Fundação Gol de Letra e do Instituto Elos visitou Guiné-Bissau, na África, no início de maio, para avaliar a as demandas e possibilidades de parceria para implantação da fase III projeto “Jovens Lideranças para Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas”, que é realizado desde o ano de 2009.

O grupo realizou visitas de campo ao Centro Educacional Amizade São Paulo, ao Ministério da Educação Nacional e ao Ministério da Juventude, Cultura e Esportes e o Ministério de obras Públicas com o objetivo de conhecer a situação atual das instituições após 5 anos e validar tecnicamente a proposta da Fase III da iniciativa, que está em negociação. A retomada do projeto se deu por um pedido do governo guineense em 2022.

O projeto teve início efetivo em 2010 com uma parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação, a Unesco, a Fundação Gold e Letra, a Secretaria de Educação de Vitória e o Instituto Elos, com o objetivo de fortalecer lideranças, apoiar o Desenvolvimento Comunitário e promover a Educação Integral de crianças e jovens da comunidade do Bairro São Paulo por meio da construção de um Centro Educacional e Cultural, onde aconteceriam oficinas de educação não formal no contraturno escolar e nos finais de semana, além das aulas formais da própria escola e de empreendimentos capazes de gerar renda para a comunidade.

Na primeira fase do projeto, o foco foi garantir a infraestrutura, o que envolveu a mobilização comunitária e mutirão de construção do Centro Educacional Amizade São Paulo. A fase II, entre 2014 e 2018, teve foco nas formações das áreas de pedagogia, educação integral e planejamento estratégico, voltadas para os gestores da escola e os técnicos do Ministério da Educação da Guiné-Bissau.

O objetivo da Fase III do projeto é trabalhar 5 eixos:

  1. Governança e gestão escolar;
  2. Educação formal e não formal;
  3. Sustentabilidade (empreendimentos comunitários);
  4. Manutenção das ações implementadas;
  5. Multiplicação de boas práticas.

Neste momento do projeto, conseguimos uma maior mobilização governamental para a parceria, o que nos deixa esperançosos sobre ampliação das redes de parceria e da efetivação de políticas públicas vitais para Bissau a partir do modelo do Centro Amizade São Paulo.

Para a Fundação Gol de Letra, o projeto “Jovens Lideranças para Multiplicação de Boas Práticas Socioeducativas” foi a primeira iniciativa de disseminação da nossa metodologia em território internacional. Acreditamos que projetos desse tipo sejam uma das formas essenciais para buscar e ampliar a transformação social que queremos e acreditamos ser necessária, e estamos muito felizes de participar de uma nova etapa dessa iniciativa.

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