O trabalho esportivo com infância e juventude no Caju-RJ em 2023

A Fundação Gol de letra atende atualmente mais de mil crianças e adolescentes do bairro do Caju, localizado na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Esse trabalho é desenvolvido com atividades de Educação Física, Letramento, Psicomotricidade, Muay Thai, Judô, futsal, Tênis de mesa, Tênis de quadra, Ginástica Rítmica, Capoeira e Multiesportes.

O atendimento acontece semanalmente na sede da Gol de Letra e nas escolas parceiras. Nos últimos anos também estreitamos os laços com as creches do bairro, ampliando nossas atividades para crianças de quatro anos até adolescentes de quinze anos. Nesse ano teremos mais uma creche e duas escolas com atendimento presencial dos educadores e educadoras da Gol de Letra, totalizando quatro creches e seis escolas na parceria.

Nas creches desenvolvemos atividades psicomotoras para as crianças, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos através da ludicidade. Nas escolas oferecemos aulas de Multiesportes, Muay Thai e Capoeira contribuindo com as ações de esporte e educação dessas unidades escolares.

Além das aulas nas creches e escolas temos previsto para esse ano festivais esportivos, passeios e o retorno dos Jogos de Integração do Caju que reunirá em um dia todas as unidades escolares na sede da Gol de Letra para participação de todos em jogos, esportes e brincadeiras.  

Nossas ações são pautadas no conceito de Educação Integral, respeitando o desenvolvimento humano em todas as suas potencialidades, possibilidades e totalidade. O trabalho com as famílias e o desenvolvimento de articulações no território somadas com as ações pedagógicas balizam nossa proposta de dupla proteção, protegendo o direito a educação e de assistência social.

Nossas práticas esportivas são desenvolvidas através das lentes do conceito de Esporte Educacional, ultrapassando a lógica hipercompetitiva e excludente. Nossas práticas de Esporte Educacional prezam pelos princípios de inclusão e participação de todos, corresponsabilidade, regionalidade, emancipação e coeducação. Todas as nossas atividades buscam a plena participação de todos e todas, nesse caso é importante ressaltar que pensar práticas coeducativas e inclusivas para crianças, adolescentes e jovens é romper com paradigmas sociais e do mundo do Esporte.

Sendo assim, na Gol de Letra todos têm garantida a possibilidade de experimentar o mundo de forma integral, com foco em uma corporeidade livre de preconceitos e na justa garantida de direitos das famílias atendidas, além da ampliação das conexões de redes de educação do território através da atuação em parceria com as escolas e creches do bairro.

Gabriel Magalhães Coelho, coordenador socioeducativo da Fundação Gol de Letra

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download mobile firmware
Download WordPress Themes
online free course