“Oportunidades em Ação” orienta jovens do Caju sobre empregabilidade

Por Matheus de Paula e Priscila dos Santos, Assistentes Sociais na Fundação Gol de Letra Rio

O evento “Oportunidades em Ação” traz orientações, informações e serviços relacionados à empregabilidade e a preparação para o mercado de trabalho por meio de palestras e oficinas. A iniciativa foi desenvolvida pela equipe do Programa Juventude e Oportunidade, que promove a cidadania, o acesso e o reconhecimento de direitos e a troca de saberes aos jovens e adultos matriculados, bem como à comunidade.

Conduzido por membros da Gol de Letra e parceiros do território do Caju, no Rio de Janeiro, o evento está em sua segunda edição este ano. Compuseram a primeira atividade do evento as advogadas Tatiana Bispo e Thaís Basílio. Suas participações circundaram orientações sobre direitos trabalhistas e previdenciários, com o objetivo principal de tornar mais acessíveis e compreensíveis esses direitos fundamentais à cidadania e à proteção social, viabilizando acesso ao trabalho e à previdência social. 

A segunda atividade do evento contou com a participação de especialista Carolina Victoriano. A palestrante contribuiu com o público participante com o tema “Currículo na atualidade”. Sua proposta era, conforme o título indica, apresentar as principais tendências, técnicas dicas para melhor expor a formação e a trajetória profissionais nos currículos hoje. Orientações adequadas e consciência das informações pertinentes às vagas concorridas tendem a fazer diferença nos processos de seleção. 

Num terceiro momento, o professor de Educação Física Luciano Nunes conduziu a atividade “Corpo e Movimento” promovendo educação, saúde e integração por meio de exercícios e brincadeiras de forma divertida e descontraída. O professor, ainda, ao findar sua participação, realizou instrução aos jovens e adultos participantes sobre métodos de relaxamento e alívio de estresse através de oficina de massagem e alongamento.

Por último, enfermeira Sandra Helena e a gestora Bárbara Gomes ministraram simultaneamente duas palestras importantes: “Saúde do Homem” e “Mercado de Trabalho para Mulheres”, respectivamente. A atividade para homens, ineditamente, contou com participação expressiva do público masculino, o qual tirou dúvidas específicas de seu gênero e recebeu orientações importantes para seu cuidado pessoal e coletivo. A atividade para mulheres contou com orientações técnicas e motivacionais para o público feminino, garantindo informações decisivas para os desafios específicos das mulheres na sua inserção no mercado de trabalho contemporâneo.

Durante as atividades também ficou aberto à visitação do público o “Bazar Social do Oportunidades em Ação”. Nele, cada participante poderia escolher cinco (5) peças gratuitamente. O objetivo do espaço era contribuir objetivamente com o vestuário de jovens e adultos a fim de, quando inseridos em processos seletivos de emprego, utilizassem peças que correspondessem às exigências das vagas pretendidas. Foram doadas ao total 270 peças na noite do evento. 

O “Oportunidades em Ação” obteve a participação expressiva da comunidade nesta edição: do público total participante, 39,6% não eram alunos ou ex-alunos do Programa Juventude e Oportunidade. Além disso, o evento foi muito bem recebido pelas pessoas que participaram: mais de 90% avaliou o evento como ótimo ou bom, um feedback decisivo e motivador para nossa equipe. Estamos ansiosos pela próxima edição para continuar contribuindo com o desenvolvimento da juventude do Caju.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download karbonn firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course