Os desafios do Projeto Caju Esporte Educação

O Projeto Caju Esporte Educação realizado pela Fundação Gol de Letra, com Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, teve sua execução iniciada em outubro de 2020 e, enfrentou grandes desafios em função da pandemia de COVID 19. Seu início aconteceu justamente no momento de adaptação do formato online para o retorno gradual das atividades presenciais da Fundação Gol de Letra, unidade Rio de Janeiro.

A pandemia gerou muitos obstáculos para a instituição, sendo o principal deles a adaptação das atividades presenciais para o formato digital em uma comunidade que sofre constantemente com a falta de serviço ou com precárias condições financeiras para manter acesso constante à internet. Para realizar esta migração e proporcionar um atendimento qualificado, a equipe do Serviço Social da Gol de Letra aplicou uma pesquisa com as famílias atendidas pela Fundação, na qual 157 famílias responderam ao questionário. Identificamos que 63% dos pesquisados utilizam wi-fi da comunidade, 15% internet de vizinhos e/ou amigos, 13,5% pacote de dados de celular e 8,5% wi-fi via operadora contratada.

Segundo as respostas apresentadas pelas famílias, há uma utilização predominante do Wi-fi da Comunidade, que vem apresentando inconstâncias, o que dificulta a assiduidade e envolvimento com as atividadespropostas online. Outro dado importante é a utilização prioritária do celular como meio para participação econtinuidade nas oficinas, o que, dependendo do aparelho, pode dificultar o acesso.

Mesmo diante deste cenário complexo, a equipe, coordenação, educadores e desenvolvimento institucional, se superou, e apresentou um trabalho que foi além dos resultados esperado sinicialmente, encontrando alternativas, ultrapassando barreiras e produzindo conteúdos gravados e ao vivo, para diferentes tipos de acessos nas comunidades do Caju.

O retorno para as atividades presenciais na sede da instituição foi baseado em um Protocolo de Saúde e Segurança construído coletivamente por uma equipe multidisciplinar de profissionais que atuam na linha de frente do trabalho Gol de Letra, com assessoria de dois consultores renomados da área de saúde.

O retorno gradativo da equipe de profissionais eparticipantes foi baseado em etapas que previam ajustes necessários para o espaço físico e adaptação do novo cotidiano institucional. Priorizamos locais abertos para a aplicação das atividades, mantivemosas atividades onlinepara quem não podia, ou não queria participar presencialmente, delimitamos espaços seguros para atividades, estabelecemos que responsáveis esperassem os educandos em ambientes abertos e com distanciamento social, criamos um rodízio entre as crianças, adolescentes e jovens, colocamos restrições sobre o compartilhamento de materiais antes de serem higienizados,além de muitos outros cuidados que estão descritos em nosso Protocolo de Segurança, que pode ser acessado aqui. (www.goldeletra.org.br/publicacoes).

Para o ano de 2021, a Fundação Gol de Letra por meio do Projeto Caju Esporte Educação continuará com todo cuidado e respeito com as famílias de nossos participantes. Ao longo das férias coletivas, o conteúdo não vai parar. Os educadores prepararam uma série de atividades para divulgação nas redes sociais da Fundação Gol de Letra e assim, mesmo que de longe, continuaremos levando nossa metodologia para todas as comunidades do Caju.

O Programa Dois Toques, que atua com esportes de quadra, apoio pedagógico e artes marciais, como capoeira e Muay Thai, e o Programa Jogo Aberto, que oferece oficinas de modalidades olímpicas (futsal, ginástica ritma, judô, tênis e tênis de mesa), fazem parte do Projeto Caju Esporte Educação, que é realizado pela Fundação Gol de Letra com Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental . Os educadores deixaram uma série de conteúdos enriquecedores para ninguém ficar parado em casa. Vale convidar toda a família para aprender, fazer atividade e se divertir com todos os cuidados que o momento ainda pede.

Já o Programa Juventude e Oportunidade, que também faz parte do Projeto Caju Esporte Educação, realizado pela Fundação Gol de Letra com Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, abre suas inscrições em fevereiro para as próximas turmas de qualificação profissional. Os jovens e adultos com interesse em se matricular para participar do processo seletivo podem ficar de olho nas redes sociais da Fundação para mais informações

Talvez seja um alívio dizer que 2020 está acabando, mas foi um ano que também trouxe muitos aprendizados e mostrou o quantoconseguimos nos reinventar para continuar atendendo as necessidades da população com que atuamos. Como grandes conquistas podemos citar a campanha de segurança alimentar que apoiou a mais de 4 mil famílias no território, e ainda, a transição bem-sucedida da metodologia Gol de Letra presencial para oficinas online.

O ano de 2020 só foi possível graças aos parceiros da Fundação Gol Letra. O Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental ao Projeto Caju Esporte Educação, por exemplo, possibilita continuar nosso trabalho durante os anos 2021 e 2022 com todo conceito de Educação Integral, que considera a formação e o desenvolvimento humano em sua totalidade.

Vamos continuar com todas as orientações de cuidado, mas com esperança de continuar levando os princípios educacionais da Fundação Gol de Letra: Aprender, Conviver e Multiplicar por muitos anos a frente.

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course