Pré-ENEM da Gol de Letra dá acesso à universidade para jovens do Caju – RJ

Se preparar para o vestibular não é uma tarefa fácil para jovens periféricos. E nessa trajetória para conquistar uma vaga no ensino superior, são encontradas diversas barreiras que passam pela escassez de políticas públicas de educação, além de todo um contexto familiar, mental e financeiro para se manter até o final do curso.

 “As desigualdades se aprofundam ainda mais quando pensamos no cenário que vivemos com a pandemia e a queda de investimentos no ensino público desde 2017 com a vigência da regra do teto de gastos do governo federal.”

Com o objetivo de quebrar essa barreira e democratizar o acesso à universidade, a Fundação Gol de Letra oferece o curso preparatório para o ENEM (Pré-ENEM) para moradores do bairro do Caju-RJ, onde sua sede está localizada.

Esse ano o curso oferecerá 30 vagas e tem como metodologia atrelar a continuação dos estudos e o ambiente da universidade, com o preparo teórico para os diversos vestibulares. O ensino é focado em vestibulares públicos tendo o Enem como o principal objetivo.

Para Girlan do Nascimento Gomes o curso contribuiu não só para o ingresso na universidade, como também mudou sua perspectiva sobre a vida.

– “O Pré-ENEM contribuiu positivamente para quebra de estigmas sociais que eu não sabia que era tão latente e agregou toda minha base acadêmica. Mas principalmente me ensinou a essência de ser resiliente, me mostrou que a faculdade é para todos, e que nós oriundos da periferia merecemos mais que qualquer um, e sim, temos que ocupar esses lugares. Assim como eu, graças a Fundação Gol de Letra e a resiliência que tive, posso ocupar hoje umas das melhores faculdades de comunicação do Rio de Janeiro, a FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso)

Em 2022, o projeto contou com 39 cursistas e obteve a taxa de 70% de permanência até o final do curso. Ainda não temos o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU), mas as notícias já são animadoras: 4 alunos aprovados no vestibular da UERJ e 4 ganharam bolsa de estudo na FACHA.

Atualmente, o Pré-ENEM funciona de segunda a sexta com aulas de português, matemática, literatura, história, física, química, redação, biologia, geografia e sociologia. Também são oferecidas aulas de campo, visitas técnicas e simulados. A estrutura do curso conta com 1 coordenadora, 8 professores, 1 tutor e 1 assistente social.

 Além do ensino preparatório o projeto oferece uma tutoria, que tem como finalidade orientar e sinalizar a importância da continuidade dos estudos, desenvolvimento pessoal e acesso ao mercado de trabalho aos alunos do programa.

Desse modo, a Fundação Gol de Letra acredita que o Pré-ENEM é o início de uma jornada capaz de transformar a realidade de jovens periféricos e contribuir para mudanças significativas em seu contexto socioeconômico e de seus territórios.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course