

Comunidades sP

Sobre

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento comunitário da Vila Albertina, bairro da Zona Norte da cidade de São Paulo, o Programa Comunidades oferece atividades que fortalecem as redes de cooperação através de ações sócio educativas entre escolas, organizações e comunidade e garantem espaços de discussão sobre direitos sexuais, saúde sexual e vida reprodutiva de adolescentes, jovens e suas famílias. Tudo isso por meio dos projetos Arredores, Sexualidade em Ação e Formação de Agentes Sociais, que atingem crianças, adolescentes, jovens e adultos, na sua maioria mulheres, e profissionais das escolas públicas parceiras.

O projeto Formação de Agentes Sociais capacita mulheres moradoras da comunidade para que se tornem multiplicadoras de conhecimento e práticas, em temáticas relacionadas a cidadania, garantia de direitos, saúde, empoderamento feminino, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros temas. Durante a formação completa, que tem duração de dois anos, são realizadas ações nas comunidades atendidas com caráter de prestação de serviço, informação e fortalecimento de vínculos.

Por meio de vivências, dinâmicas, jogos e atividades lúdicas, o projeto Sexualidade em Ação tem como objetivo oferecer aos adolescentes e jovens um espaço de discussão sobre questões relacionadas à saúde e direitos sexual e reprodutivos, equidade de gênero e diversidade. Temas como gênero, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Aids, entre outros, são abordados de maneira simples e descontraída.

A temática do gênero foi um importante destaque no projeto esse ano. Foram realizados encontros de formação para a equipe de profissionais da Fundação Gol de Letra e para professores das escolas públicas parceiras, que tiveram como objetivo qualificar ainda mais a discussão, garantindo uma prática mais inclusiva em relação a gênero, em seus locais de trabalho.

Focado no desenvolvimento comunitário, o Projeto Arredores articula ações com parceiros e atores locais e oferece serviços e informações para toda a comunidade, com eventos como o Gol de Cidadania e Semana da Cidadania, que ofereceram emissão de documentos, orientação jurídica, serviços de saúde, oficinas temáticas e outras atividades aos moradores.

O Comunidades também realizou eventos como o Sarau da Cidadania, que contou com a participação do poeta Sérgio Vaz, e o Teatro de Fantoches na Escola Estadual Vila Albertina, programação que fez parte da Semana da Cidadania. O programa também participou do planejamento e execução de ações para o Festival Gol pela Igualdade, reforçando a integração entre os projetos da instituição e fortalecendo a temática do empoderamento feminino.

Números

2.250

participantes em eventos

742

696

crianças, adolescentes
e jovens

36

profissionais

10

agentes
sociais

atendimentos
diretos, sendo:

450

crianças e adolescentes impactados através do trabalho transversal dos educadores da Fundação Gol de Letra capacitados na temática da equidade de
 gênero e diversidade

230

atendimentos às
famílias e pessoas
da comunidade

2.226

atendimentos indiretos

Eventos relacionados ao projeto

Sarau da Cidadania

Festival Gol pela Igualdade

Semana da Cidadania

Depoimentos

“O ano de 2016 foi um ano de desconstrução para mim, devido às formações que tivemos. Eu não tinha ideia do que era ser agente social. A partir daí, comecei a ter um olhar diferente para a minha comunidade, um olhar diferente para a mulher e para o ser humano em geral. Posso garantir que minha vida não é a mesma, é bem melhor agora, sou uma mulher em processo de empoderamento e cheia de amor próprio, sou um ser humano menos preconceituoso e pretendo disseminar tudo que eu aprendo como agente social”.

Jacqueline Ferreira Flores, 29 anos, Agente Social

“A nossa parceria com os profissionais da Fundação Gol de Letra tem nos ajudado bastante, principalmente, em relação a oferecer certos tipos de atendimentos que nossas limitações não nos permitem. Com relação à oficina de Sexualidade, seria uma redundância falar da sua importância, principalmente, nos tempos em que vivemos hoje. Sabemos da carência da maior parte das crianças e suas famílias atendidas aqui e da dificuldade que têm os pais em abordar um tema tão amplo e complicado, por isso, é de extrema importância dar este suporte. Particularmente, acho muito interessante a metodologia e a forma de apresentar os temas e, principalmente, deixando as crianças à vontade para se expressarem e exporem o que pensam e vivem no dia a dia. Quanto ao que sentimos das crianças, posso dizer, com certeza, que os trabalhos desse ano contribuíram bastante, acrescentaram coisas positivas e esclareceram dúvidas e tabus”.

Carlos Alberto de Souza, 38 anos, educador do Centro para Crianças e Adolescentes -
CCA Vila Albertina, que recebe as oficinas do Projeto Sexualidade em Ação

“A Semana da Cidadania na EE Vila Albertina foi muito discutida entre alunos e professores em sala de aula. Um momento importante de integração da escola com a comunidade. Tivemos a participação da Sra. Eva, que proporcionou aos alunos um momento muito importante onde colocaram "as mãos na terra", ou seja, plantaram uma semente de Crotalária, planta que auxilia no combate ao mosquito da Dengue. Com o tema "Dengue", a Unidade Básica de Saúde trouxe uma equipe para apresentar o Teatro de Fantoches, mais um aprendizado de uma forma lúdica. Os alunos gostaram muito e a culminância da Semana da Cidadania se deu em forma de cartazes confeccionados por eles”.

Cristiane Menechini, diretora da Escola Estadual Vila Albertina,
membro da Rede Local Vila Albertina

Fotos

Relatório Anual 2016