

Programa jogo aberto sP

Sobre

Não é só o futebol que atrai os jovens da Vila Albertina, bairro da Zona Norte de São Paulo. Prova disso é a existência do Programa Jogo Aberto, que reforça a importância do esporte, do lazer e da convivência social e que ofereceu este ano 15 modalidades esportivas, entre elas, vôlei, tênis de mesa, futebol, basquete, atletismo, skate, capoeira, tchoukball, e experimentação de esportes pouco conhecidos como esgrima e frisbee. O programa tem como objetivo contribuir para a educação integral de crianças, jovens e adolescentes, de 8 a 21 anos, por meio de aprendizagens esportivas, educacionais e do convívio social, envolvendo famílias de baixa renda e outros atores, como escolas públicas e moradores do bairro.

As atividades foram realizadas em sete locais: Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED), Parque Lions Clube Tucuruvi e em cinco escolas públicas parceiras, além dos espaços públicos em que eventos relacionados ao programa aconteceram, como ruas e parques. Em 2016, foram formadas 31 turmas de atividades esportivas regulares, incluindo as aulas realizadas no contraturno das instituições de ensino parceiras. Neste caso, a equipe da Fundação Gol de Letra vai até as escolas para realizar as práticas esportivas, de acordo com a metodologia da instituição.

Uma série de eventos marcaram o ano e mostram a confiança e a integração da comunidade. Foram três edições da Rua de Lazer, quatro Caminhadas, e o Festival Jogo Aberto, além dos Jogos de Integração da Vila Albertina, Festival Rio-São Paulo, Festival Jogo Aberto Football for Hope, Festival Gol pela Igualdade e oficinas diferenciadas.

Em ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio, as modalidades destes eventos não poderiam ficar de fora. O esgrimista que representou o Brasil na Rio 2016, Fernando Scavasin, participou de uma oficina de esgrima, que abordou as curiosidades do esporte e um breve histórico dos atletas, além de realizar brincadeiras relacionadas à atividade esportiva.

O programa também formou jovens monitores, moradores da comunidade, com o objetivo de ampliar a cultura esportiva e mostrar a capacidade de mudar a perspectiva de vida por meio do esporte, já que podem se tornar multiplicadores de práticas esportivas e lazer. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de aprender e debater sobre temas como igualdade de gênero, cidadania, postura profissional, entre outros.

Já o envolvimento com as famílias tem como objetivo o desenvolvimento cultural, educacional e social dos participantes do programa, através da aproximação das crianças, adolescentes e jovens seus responsáveis, e dialogando com as demandas sociais familiares.

Destaques

Gol pela Igualdade

O projeto Gol pela Igualdade tem como objetivo principal trabalhar igualdade de gêneros por meio do futebol. Como parte das ações desenvolvidas, um festival de futsal feminino mobilizou cerca de 480 pessoas e 22 times locais para a prática da modalidade, além de contar com outras atividades esportivas e culturais, como capoeira, dança, tênis de mesa, pebolim, graffiti, cine sexualidade, apresentação teatral, ações de fotografia e vídeos com depoimentos sobre “empoderamento feminino”.

Os jovens Ramón Douglas, ex-monitor de esportes, e Letícia Mattos, monitora de esportes, ambos de 18 anos, foram selecionados pelo projeto para participar da Cúpula Global de Jovens Líderes, em Manchester (Inglaterra). No encontro, eles participaram de uma formação sobre liderança, que inclui atividades de capacitação, treinamento, integração e práticas. Apoiada pelo clube Manchester City, a iniciativa reuniu jovens outros projetos dos Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Malásia, Colômbia e Índia.

Clique e saiba mais!

 

Festival Jogo Aberto Football for Hope

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, recebeu a terceira edição do Festival Jogo Aberto Football for Hope, que reuniu adolescentes e jovens das unidades São Paulo e Rio de Janeiro. Realizado com o apoio da FIFA, o projeto Jogo Aberto Football for Hope promove a troca de conhecimentos, experiências e cultura da paz, por meio de diferentes formas de jogar futebol. As ações são realizadas com educandos dos programas Jogo Aberto de ambas as unidades. O tema trabalhado durante o ano foi o “Futebol 3 Tempos”, modalidade na qual os jogadores negociam e definem as próprias regras e jogam sem a presença de um juiz.

Números

15

modalidades
esportivas

5

escolas públicas
parceiras

7

locais de
atendimento

656

640

inscritos nas atividades esportivas

16

monitores em formação

atendimentos
diretos, sendo:

60

participantes no
Festival Jogo Aberto
Football for Hope

1050

participantes da Rua de Lazer

290

nos Jogos de Integração da Vila Albertina

480

no Festival  Gol pela Igualdade

300

nas caminhadas

2.120

participantes em eventos e ações
locais sendo:

3

Ruas de Lazer

60

participantes no Festival
Rio-São Paulo

250

participantes
no Festival
Jogo Aberto

100

participantes
nas oficinas
diferenciadas

1.968

pessoas impactadas indiretamente

4

Caminhadas

Depoimentos

“Esse ano representei minha escola nas modalidades futebol de campo e tênis de mesa. Mas o que mais gostei nessa edição dos Jogos de Integração foram os esportes alternativos: slackline e kimball. Não conhecia estas modalidades e agora quero conhecer mais, para poder participar com mais frequência”.

Rodrigo Leles de Sousa, 15 anos, participante da EMEF
Prof. Noé Azevedo

“Foi a primeira vez que participei de um festival de futebol onde todos eram vencedores. Ganhamos as mesmas medalhas e todos participaram ativamente da programação. Jogamos futebol de todos os jeitos, no campo e na quadra. Na parte da recreação tinha piscina e uma ótima estrutura para todos da Fundação Gol de Letra São Paulo e Rio de Janeiro”.

Luiz Felipe Borger da Silva, 12 anos,
participante da modalidade futsal

“Eu acho que o mais importante é saber como praticar esses esportes. Essas duas oficinas - frisbee e esgrima - que fizemos esse ano foram ótimas, principalmente, por ser ano de Olimpíadas no Brasil. Ver atletas olímpicos aqui na Vila Albertina foi uma ótima surpresa para mim”.

Kabelle de Paula Sales, 16 anos, participante das
modalidades basquete e futsal

Fotos

Relatório Anual 2016