

Escola Estadual Vila Albertina sP

Sobre

Como organização social que busca melhoria de políticas públicas, a Fundação Gol de Letra entende ter importante papel na articulação com o poder público e se vê na posição de poder contribuir com um novo modelo de educação para o país.

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o espaço ocupado pela instituição até o final de 2016, na Vila Albertina, zona Norte da cidade de São Paulo, foi transformado em uma escola de educação integral para o ano letivo de 2016.

A nova escola é voltada para educação de 150 crianças nos anos iniciais (1º ao 5º ano), com oito horas de atividades diárias. Com o convênio, os atendidos pela Gol de Letra em atividades esportivas e culturais no contraturno escolar tiveram preferência na matrícula, mas a unidade também recebeu moradores do bairro com interesse no ensino integral. Também na parceria, ficou estabelecido um modelo inovador de compartilhamento de espaços entre a escola e a Fundação, que continuou oferecendo atividades para os moradores após o período das aulas e aos sábados, com o intuito de aproximar a comunidade da escola.

A Escola Estadual Vila Albertina (atual EE Dr. Sócrates Brasileiro S.S.V.O) se baseia em um novo conceito de educação para a comunidade, em que a metodologia de trabalho foi desenvolvida com a participação da Gol de Letra, com um currículo inovador que contempla educação socio emocional, linguagens artísticas, assembleias, inglês e práticas experimentais.

A Gol de Letra foi instalada em um novo espaço, também na Vila Albertina, destinado às atividades administrativas e ao núcleo pedagógico. A instituição aprofundou sua forma de atuar, envolvendo, principalmente, parcerias com escolas públicas locais e priorizando a mobilização comunitária, assim, fortalecendo cada vez mais o esporte como ferramenta de transformação social.

Para a Gol de Letra, a chegada de uma escola de educação integral à Vila Albertina representa mais um passo na concretização da principal bandeira da instituição: escola integral para todos.

Depoimentos

"A implantação de uma escola inserida no Programa de Ensino Integral, para o bairro de Vila Albertina, é muito importante, pois tem uma proposta pedagógica que pretende contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de uma formação humanística e cultural que propicie aprendizagens para que estes possam atuar autonomamente na escola e na sociedade, orientados por valores como respeito, solidariedade, tolerância e perseverança. A escola contou, a partir de sua implantação, com a parceria da Fundação Gol de Letra, que através de atividades de esporte, arte, cultura e lazer vem ao encontro das premissas da escola que é a contribuição para o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes, envolvendo as famílias e a comunidade. ”

Cristiane Menechini Camargo, Diretora da E.E. Vila Albertina (atual E.E. Dr. Sócrates Brasileiro S.S.V.O)

“Decidi colocar meu filho na escola Vila Albertina porque é mais perto de casa e por ser integral; as crianças entram 7h30 e saem às 16h20. Ele está gostando bastante porque tem muitas atividades e vários professores. É uma escola, aberta, um espaço livre e ele gosta muito de correr, então na hora da recreação é aquela bagunça (risos). Ele gosta muito do inglês, da informática e da sala de leitura. ”

Valéria Lara, mãe de Thiago, 8 anos, aluno do 2º ano da E.E. Vila Albertina (atual E.E. Dr. Sócrates Brasileiro S.S.V.O)

“Na outra escola em que a minha filha estava ela tinha muita dificuldade de aprender porque havia muita troca de professoras. Ela estava atrasada na alfabetização. Também achei bom pela praticidade de ter uma escola de ensino fundamental mais perto de casa e por ser integral. Desde que ela está lá ela desenvolveu bastante: lê, escreve e no dia que tem aula de inglês ela chega em casa falando inglês (risos). Ela quer ser veterinária e a matéria preferida dela é matemática. Ela gosta muito da capoeira também! Outra coisa interessante é que eles fazem reuniões e encontros com as famílias, explicam o projeto da escola, o que vai ser trabalhado durante o ano e dão orientações. Outro dia participei de uma palestra sobre dislexia, por exemplo”.

Maria das Dores da Silva, mãe de Sophia, 8 anos, aluna do 2º ano da E.E. Vila Albertina (atual E.E. Dr. Sócrates Brasileiro S.S.V.O)

Fotos

Relatório Anual 2016