

Comunidades RJ

Sobre

O Programa Comunidades RJ é responsável pelo desenvolvimento de ações com foco nas famílias e moradores do bairro do Caju, zona Portuária do Rio de Janeiro. Ele é transversal e tem uma atuação interligada a todos os outros projetos desenvolvidos pela Fundação Gol de Letra na região. Ao longo de 2016, a instituição contou com mais de 70 parceiros, entre representantes da iniciativa privadas, órgãos públicos, instituições, atores locais e muitos outros, que foram fundamentais para o sucesso das atividades.

Um dos objetivos - e principal desafio - foi a prevenção e a redução de situações de risco social e pessoal dos atendidos. Em 2016, com a aplicação de um acompanhamento mais próximo, foi percebido um aumento das vulnerabilidades sociais no território, como situações de trabalho infanto-juvenil, evasão escolar e violência doméstica. Para ajudar a reverter este quadro, as orientações e encaminhamentos foram mais específicos e contundentes. Por outro lado, houve uma maior participação e assiduidade nas reuniões com os responsáveis.

Outras metas como o aumento de habilidades e potencialidades para o protagonismo social; elevação da autoestima social e coletiva; maior autonomia a partir do reconhecimento dos direitos sociais; ampliação da capacidade de articulação individual e comunitária na defesa do interesse comum; contribuição na formação pessoal de jovens para ampliação das perspectivas de inserção no mercado de trabalho; queda nos índices de violação dos direitos, maus tratos e abusos de toda ordem; e melhoria na qualidade das relações comunitárias, foram parcialmente ou totalmente cumpridas.

Para que isso tudo fosse possível, diversas parcerias contribuíram na elaboração e realização de diferentes atividades. Em 2016, aconteceram duas ações formativas em parceria com a Rede Intersetorial do Caju, na qual 35 pessoas participaram de oficinas de capacitação em Direitos Humanos oferecidas pelo Cedaps (Centro de Promoção da Saúde). Também foram realizados quatro eventos de mobilização comunitária: Gol de Cidadania - Esporte, Direito e Movimento, no Caju (com 286 beneficiados); e o Gol de Cidadania - Acesse seus Direitos, na Barreira do Vasco (que teve 250 participantes).

A Gol de Letra ainda cedeu suas instalações ao longo do ano para a realização de atividades diversas que visam promover a cidadania. Parceiros locais, instituições, moradores e profissionais do bairro utilizaram a estrutura da Fundação 32 vezes durante o ano, com o envolvimento de 850 cidadãos nessas ações. Em 2016 também foram mantidas as articulações para facilitar o acesso da população local às oportunidades de trabalho. Devido à inexistência de um centro de oportunidades no território, foram facilitados cinco processos seletivos, que atenderam a 55 pessoas, direta ou indiretamente.

Destaques

76 parceiros ao longo do ano em articulações para garantir direitos e prestação de serviços à comunidade

32 cessões de espaços para uso da comunidade, que envolveram 850 pessoas em atividades diversas ligadas à cidadania

11 encontros da Rede Intersetorial do Caju

2 ações formativas para a população em parceria com a Rede Intersetorial do Caju

Depoimentos

“É a quarta vez que participo de atividades da Gol de Letra. É um projeto em prol da comunidade, que tem tratado tanto da parte esportiva, como da relação entre os participantes - alunos e professores. E a gente vê uma participação em massa. As atividades têm agradado à comunidade”.

Newton Cardoso da Silva, morador e participante da Caminhada Esportiva

“Além da interação com outras crianças pela prática do esporte, a Gol de Letra une também as mães e as famílias. Porque a gente se encontra, conversa, fala sobre o esporte, cada uma dá sua opinião. É tudo muito bom. E para a gente que é de comunidade, é muito bom ter esse espaço, essas oportunidades para os nossos filhos, coisas que nós não tivemos na nossa infância”.

Cleonice, madrinha da educanda de Ginástica Rítmica Maria Eduarda

“Eu moro aqui no bairro do Caju, tenho duas filhas chamadas Amanda e Adryelle que fazem parte da Gol de Letra. É uma porta que se abriu e estou incentivando que elas participem. As atividades nos motivam não só no esporte, mas também na área cultural”.

Gutemery dos Santos, mãe da monitora de Ginástica Rítmica Adryelle

Fotos

Comunidades RJ

Relatório Anual 2016