

Gol de trabalho RJ

Sobre

A conquista de um novo emprego é uma vitória de goleada para muitos jovens e adultos. Em busca de qualificar moradores do bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, e arredores, para o mercado profissional, o projeto Gol de Trabalho ofereceu formação educacional e profissional a 130 jovens e adultos, de 16 a 45 anos.

A Gol de Letra acredita que a inserção no mercado de trabalho possibilita transformações sociais, econômicas e culturais, que permitem as pessoas exercerem a cidadania de forma plena e buscarem também melhores qualificações e novos cargos.

Em 2016, o Gol de Trabalho registrou novos avanços, como o aumento da frequência dos participantes, que chegou a 85%. Além disso, o percentual de aprovação subiu 10%, atingindo 80%. Apesar da crise político-econômica que o país atravessa, o projeto encerrou o ano com 56% dos jovens e adultos formados inseridos no mercado de trabalho.

O ano também foi marcado por melhorias no projeto, que passou a oferecer aulas de apoio, garantindo um aumento de 30% na carga horária das disciplinas de português, matemática e informática. Como parte do processo de formação, os jovens participaram de duas visitas técnicas a empresas parceiras, e de um passeio cultural de integração e confraternização.

Os resultados obtidos em seis anos de execução desse projeto, somados ao forte interesse dos jovens e adultos por formação para o mundo do trabalho e ao compromisso institucional de contribuir para o fortalecimento das políticas de juventude no território do Caju, possibilitaram a construção de um programa mais completo para atendimento deste público, com cursos de formação mais diversificados. Dessa forma, a partir de 2017, o Projeto Gol de Trabalho passa a ser o Programa Juventude e Oportunidade, com 7 cursos técnicos, ensino fundamental II e preparatório para o Enem.

Juventude e Oportunidade

Em agosto de 2016, a Fundação concluiu uma grande reforma nas instalações da unidade Rio de Janeiro e inaugurou o prédio Ásia 1, onde passou a funcionar o Centro de Educação e Formação Profissional do Caju. Assim, tiveram início os cursos técnicos e de ensino formal do Programa Juventude e Oportunidade, um marco importante na história da Fundação e da comunidade. A primeira turma a iniciar os estudos foi a de Operador de Computador, com carga horária de 160 horas e 50 alunos matriculados.

A nova estrutura física também deu lugar à Biblioteca Comunitária Carlos Ghosn, aberta ao público com quase 6 mil títulos para consulta e empréstimo, espaço para estudo e convivência e computadores com acesso à internet.

 

 

Números

820

atendimentos individuais

40

alunos formados no segundo semestre

41

alunos formados no primeiro semestre

43

atendimentos em reuniões com famílias

Depoimentos

“O Gol de Trabalho para mim foi a melhor coisa que me aconteceu, pois despertou em mim o interesse de adquirir mais conhecimentos. Aprendi muito sobre o mercado de trabalho e como funcionam as entrevistas de emprego. Foi um curso que mudou minha vida”.

Denis Garcia, de 18 anos, participante do Gol de Trabalho

“O projeto me ajudou a ter mais confiança a persistir mais nos meus objetivos, sabendo correr atrás do sim, afinal o não já é meu. Passei a me interessar mais pelos estudos: o curso me incentivou a voltar para a escola e querer aprender cada vez mais”.

Sidnéia Monteiro, de 37 anos, participante do Gol de Trabalho

“Minha filha evoluiu bastante com o curso, ensinando como calcular impostos e sobre leis a favor do trabalhador, além de se tornar mais responsável”.

Jaci Nascimento dos Santos, mãe de participante do Gol de Trabalho

Fotos

Relatório Anual 2016