

Jogos de integração Tijuca RJ

Sobre

Em 2016, a Fundação Gol de Letra teve o desafio de compartilhar sua metodologia para além dos bairros do Caju e Barreira do Vasco, no Rio de Janeiro. Em um projeto desenhado em conjunto com a adidas, por ocasião dos Jogos Olímpicos na cidade, foram escolhidas cinco comunidades da Grande Tijuca (Borel, Casa Branca, Salgueiro, Formiga e Indiana) que participaram dos Jogos de Integração da Tijuca.

O intuito foi promover o esporte educacional, visando à integração e à articulação das comunidades, além de formar atores comunitários que já atuavam com a prática esportiva, ou como lideranças locais, para que utilizassem o esporte e o lazer como ferramentas de fortalecimento e mobilização comunitária.

Para isso, foram realizados dois formatos de evento: os Jogos de Integração Escolar – envolvendo escolas públicas da região –, e os Jogos de Integração Comunidades. E também encontros de capacitação com atores e lideranças locais para que possam dar continuidade e aprimorar os trabalhos com esporte e lazer na região.

No total, 510 pessoas estiveram presentes nas atividades de esportes de quadra, lutas marciais, aulas de capoeira, jogos e brincadeiras, além de ações de integração familiar. Os Jogos de Integração Tijuca receberam crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e adultos de 18 a 59 anos, ao longo de dois finais de semana.

A atuação da Fundação Gol de Letra em um território até então desconhecido foi um grande desafio na execução desse projeto, processo que foi facilitado pela articulação com os equipamentos da proteção básica da região e aproximação com lideranças comunitárias.

O projeto deixou um grande legado para as comunidades, com ações de capacitação em esporte e lazer, comunicação comunitária e planejamento. Mas, principalmente, a articulação e a integração entre áreas consideradas rivais.

Números

16

encontros de
capacitação com lideranças comunitárias

1.530

pessoas alcançadas indiretamente

1000

participantes nos Jogos de Integração das Tijuca

550

alunos do CIEP Doutor Antoine Magarinos Torres Filho participantes
dos Jogos de Integração Escolar

Depoimentos

“Para um primeiro evento, a parceria foi um sucesso! Respeito profissional, comunicação e comportamento foram fundamentais para o sucesso da parceria”.

Vera, diretora adjunta

“Para mim, foi uma experiência incrível, que nunca vou esquecer. Outras pessoas estarão frequentando comunidades onde nunca foram e, assim, temos a integração de crianças, pessoas, lideranças, se unindo e trabalhando juntos para a realização do evento no Borel e na Casa Branca”.

Maria do Socorro Oliveira, presidente da Associação de Moradores da Indiana

“O evento é muito bom, as crianças se uniram bastante. Poderia acontecer mais vezes para acabar com essa rivalidade entre as comunidades, porque as crianças são apenas crianças”.

Dailane Lopes de Lima, moradora da Casa Branca

Fotos

Jogos de integração tijuca rj

Relatório Anual 2016