

INtercâmbio França-Brasil 2016

Sobre

Muito além da troca cultural. Assim se resume a 15ª edição Intercâmbio França-Brasil. Desde 2002, alunos da organização francesa Sport Dans La Ville vêm ao Brasil para visitar a Fundação Gol de Letra e conhecer seus projetos. E educandos da Gol de Letra também visitam a França para conhecer as ações lá desenvolvidas. A ampliação da visão de mundo, do repertório cultural e a troca de experiências são os diferenciais do projeto.

Em 2016, 12 adolescentes e dois educadores franceses estiveram nas unidades da Gol de Letra Caju e Barreira do Vasco, no Rio de Janeiro, e Vila Albertina, em São Paulo. Além de conhecerem as cidades, com passeios culturais e atividades turísticas, eles acompanharam de perto as atividades desenvolvidas pela Fundação no Brasil.

Em um segundo momento, foi a vez dos brasileiros irem à França. Mas, dessa vez, a programação foi diferente. Quatro jovens monitores, dois do Rio de Janeiro e dois de São Paulo, acompanhados por dois educadores, representaram a Gol de Letra no Street Football World Festival 16, evento oficial da UEFA EURO 2016, realizado em Lyon, com a participação de mais de 80 delegações de 50 países. O festival foi organizado pela streetfootballworld (organização que trabalha com a metodologia do Futebol3) e pela Sport Dans La Ville.

A programação previa, além dos jogos entre equipes mistas de todos os países, diversas atividades de integração e troca de experiências. Os jovens da Gol de Letra realizaram uma oficina de Chinlone (modalidade de futebol) com os demais participantes, que foi muito bem recebida.

E, no final, o resultado não poderia ter sido melhor. A delegação da Fundação fez parte da equipe campeã do festival de Futebol3, junto a outros jovens da Colômbia, Indonésia e Alemanha. Foi uma experiência marcante e cheia de emoções. Após a viagem, os jovens transmitiram suas experiências do intercâmbio para os demais, reforçando o caráter multiplicador das iniciativas da Gol de Letra.

Depoimentos

“Eu nem acreditei quando a gente ganhou o festival, eu levantei o troféu e tudo! Nossa equipe se chamava "Yasiyes", que significa "sim" em alemão, espanhol e indonésio, uma mistura de idiomas que fizemos. Esses dias foram ótimos, vários passeios, risadas e fotos. Gostei muito, conheci vários lugares e também aprendi bastante".

Henrique Marques, 18 anos, jovem monitor do Programa Jogo Aberto SP.

“O intercâmbio é uma oportunidade que vai além da troca de experiências. É também uma troca de metodologias. Além de promover a integração cultural entre jovens, possibilita a troca de práticas educacionais realizadas em ambas as instituições”.

Patrícia Paiva, analista de programa socioeducativo da Fundação Gol de Letra

Fotos

Relatório Anual 2016