

Projeto Legado olímpico

Sobre

Em agosto de 2016, a atenção do mundo inteiro se voltou para a cidade do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, e a Fundação Gol de Letra fez parte desse momento histórico. A instituição se uniu a duas organizações sociais internacionais para o desenvolvimento do projeto Legado Olímpico, que reuniu culturas diferentes em torno dos valores olímpicos e permitiu o compartilhamento de conhecimentos e vivências em esporte educacional. A iniciativa foi realizada com apoio do Erasmus+, programa de intercâmbio da União Europeia.

Além da Gol de Letra, participaram da iniciativa as ONGs Everything is Possible (Inglaterra) e Polgár Foundation (Hungria). Juntas, as organizações desenvolveram atividades antes, durante e após a Olimpíadas, que tiveram como objetivo o incentivo ao legado da educação juvenil por meio dos esportes e a troca de experiências e boas práticas entre os três países.

Representantes da Everything is Possible, estiveram no Brasil para reuniões de coordenação e planejamento das atividades. Em seguida, a Gol de Letra recebeu um voluntário húngaro que conheceu o trabalho da Fundação e atuou em algumas atividades. Em outro intercâmbio, dois representantes da Gol de Letra foram à Inglaterra como voluntários intercambistas EVS (sigla em inglês para European Voluntary Service) e atuaram em organizações e centros educacionais locais ligados ao esporte e à cidadania. Foram oito meses de novos desafios, aprendizados, descobertas e algumas aventuras na cidade de York, a cerca de 320 km de Londres.

O grande momento do projeto foi o encontro de 30 jovens no Rio de Janeiro (10 ingleses, 10 húngaros e 10 brasileiros), em agosto, para vivenciarem o clima da Olimpíada. O grupo, acompanhado de educadores e da equipe gestora do projeto, montou acampamento na sede da Fundação Gol de Letra, no Caju, e participou de atividades de integração, assistiu a algumas competições olímpicas e pontos turísticos da cidade.

Foram sete dias de atividades que incluíram partidas de futebol e miniolimpíada, apresentações culturais dos países, pintura do muro da Gol de Letra, visitas ao Parque Olímpico, presença em competições de modalidades como natação, basquete e judô, caminhada na Lagoa Rodrigo de Freitas, piquenique no Parque Lage, ida à Casa Britânica, rodas de conversa, visita ao Boulevard Olímpico, esportes na praia de Copacabana, entre outras.

Depois dos Jogos, cada grupo discutiu e refletiu sobre os frutos que puderam ser colhidos de todas as experiências vivenciadas.

Destaques

 • 30 jovens de três nacionalidades participantes do intercâmbio durante a Olimpíada Rio 2016

 • 2 jovens voluntários ligados à Fundação Gol de Letra em intercâmbio de longa duração na Inglaterra

 • Interlocução, articulação e troca de experiências com organizações internacionais

 • Presença nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Depoimentos

“Senti uma evolução pessoal, consegui interagir mais com as pessoas, minha forma de me expressar melhorou, conheci novas culturas, o jeito diferente das pessoas de cada país, vi que um bom diálogo é necessário para as coisas fluírem bem, aprendi a me organizar melhor, a ter pontualidade, e que respeitar o espaço do próximo é essencial para uma boa convivência. Consegui vivenciar os Jogos Olímpicos de perto, o clima da cidade estava em festa, os esportes que assistimos foram incríveis, a natação com um grande nadador olímpico, o Michael Phelps, o basquete foi um grande ganho para nós, e o pólo-aquático que eu particularmente não conhecia. Enfim, esse intercâmbio foi, com certeza, uma oportunidade que vou levar para o resto da vida”.

Larissa Santana Aparecida, jovem monitora do Programa Jogo Aberto SP

"Em 2016 eu pude participar do intercâmbio da Gol de Letra junto com duas organizações, uma da Inglaterra e outra da Hungria. Durante uma semana realizamos atividades dentro da Fundação, assistimos jogos das Olimpíadas e visitamos alguns lugares do Rio de Janeiro.

Foi tudo bem legal, alegre e divertido, uma semana maravilhosa. É sempre bom conhecer novas culturas, de outros países e o mais legal de tudo, foi ver adolescentes e jovens como a gente, brincalhões e que amam viver a vida. Aprendi diversas coisas e espero que possa ter a chance de participar de outro evento como esse, porque é sempre bom estar junto de povos diferentes. ”

Matheus Alexandre Ferreira, 17 anos, monitor de esportes no RJ

“Esta experiência mudou minha vida, eu voltei um filho melhor, um irmão melhor, melhor cidadão, um sonhador melhor. Uma das coisas que eu mais desenvolvi profissionalmente foi minha comunicação. Ter que lidar com pessoas diferentes, em lugares diferentes e até mesmo de idade bem variada em outra língua foi algo novo. Já pessoalmente eu digo estou muito mais sonhador. Eu quero viver coisas diferentes o tempo todo, eu quero criar mais e eu quero ajudar muito mais pessoas. Nós podemos ter uma vida melhor no Brasil. Eu amo meu país e eu vou lutar para fazer dele um lugar melhor. ”

Victor de Lima Prudêncio, ex-participante da Fundação e voluntário intercambista do Projeto Legado Olímpico

“Participar desse intercâmbio proporcionou uma experiência que vou levar para minha vida. Adquiri conhecimento cultural, aprendi a respeitar ainda mais as diversidades e saber incluir todos em qualquer atividade. Além de construir amizades que serão inesquecíveis. Em todos os momentos fizemos planejamento juntos, independente da atividade ou saída. Quero agradecer a Fundação Gol de Letra por proporcionar algo imenso e intenso”.

João Jannine, jovem monitor do Programa Jogo Aberto SP

“Profissionalmente a experiência me trouxe uma grande evolução na língua inglesa, além de ter desenvolvido muito meus conhecimentos e didática com crianças. Para minha vida pessoal vou carregar o aprendizado com as diferenças culturais e o respeito e educação dos britânicos. Sem dúvida alguma ser um EVS transforma a vida de qualquer pessoa, os aprendizados e experiências vividas nos mostra uma outra forma de olhar o mundo. Só posso agradecer a todos os envolvidos nesse processo, Fundação Gol de Letra, Everything Is Possible, Manor School e i2i, obrigado por mudarem minha vida. ”

Douglas Oliveira, ex-participante da Fundação e voluntário intercambista do Projeto Legado Olímpico

Fotos

Relatório Anual 2016