

Programa jogo aberto Barreira do Vasco RJ

Sobre

A combinação de atividades esportivas com convívio social é a principal característica do programa Jogo Aberto Barreira do Vasco, comunidade localizada ao lado do Caju, em área de grande vulnerabilidade social da Zona Norte do Rio de Janeiro. A iniciativa promove atividades socioeducativas de esportes para 120 crianças e adolescentes, de 8 a 15 anos, desde novembro de 2014. São duas modalidades oferecidas: tênis e judô.

Em dois anos de atividades, os resultados apontam a fidelização de boa parte dos participantes, o que garantiu que 88% das vagas fossem preenchidas. Foram realizados 876 atendimentos por meio do seu serviço social e 330 em reuniões com as famílias dos participantes. O programa se consolidou no território, ampliou ainda mais sua rede de parceiros e já é uma forte referência na rede socioassistencial da Barreira.

Ao longo do ano foram realizados Festivais de Judô e Tênis, e os Jogos de Integração da Barreira do Vasco, que proporcionaram a troca de experiências, convívio social e integração de educandos da Fundação com alunos da Escola Municipal João Camargo e do Centro de Referência da Assistência Social Deputado Luís Eduardo Magalhães, ambos localizados na região.

Por conta dos Jogos Rio 2016, os educandos também participaram de uma vivência com atletas franceses de tênis Olímpico e Paralímpico, durante os Jogos Rio 2016. E como forma de integrar os moradores, a segunda edição do Gol de Cidadania Barreira do Vasco também atraiu muitos participantes da comunidade com aulão de ginástica e zumba, orientação sobre escovação dentária, biblioteca itinerante, e serviços de saúde e assistência social.

Números

330

atendimentos em reuniões com
familiares

876

atendimentos do
serviço social

120

atendimentos diretos

120

no Festival
de Tênis

210

nos Jogos de Integração

250

no Gol de Cidadania

100

no Festival
de Judô

680

participantes em eventos, sendo:

Depoimentos

“É uma mudança muito importante que acontece com as crianças, pois o esporte faz com que eles se comportem melhor. Só tenho a agradecer, todos nós da comunidade estamos felizes com o trabalho realizado pela Gol de Letra”.

Ronilson Ferreira, pai do educando João Victor

“Eu gosto muito de participar de todas as atividades que tem aqui na Gol de Letra, essa semana está sendo bem diferente e não imaginávamos toda essa animação. Competir é bem legal, porém não podemos esquecer que tudo isso é uma brincadeira, é uma forma de nos unirmos e brincarmos cada vez mais com os outros. É importante esse momento para ter novos amigos, aprender, e que, no próximo ano, sejamos mais unidos para nos divertirmos cada vez mais”.

Beatriz Cordeiro de Oliveiro da Silva, 10 anos

“O Festival de Judô está sendo uma maravilha, já ganhei uma luta e foi muito importante para o meu crescimento no Judô. Gostei muito da integração com as outras equipes. Dá um ar mais de competição, porém nunca esquecendo que somos amigos e o judô é só um esporte”.

Michael Santana Candido, 15 anos, participante do Judô

Fotos

Relatório Anual 2016