apresenta

Seminário Educação, Esporte e Assistência Social: Uma articulação possível e necessária

Logo Gol de Letra

Auditório da Estácio
Polo Super Campus Maracanã
R. Morais e Silva, 40
Rio de Janeiro – RJ

Evento presencial com transmissão ao vivo.

Inscreva-se

Neste evento debateremos a relação teoria e prática dos princípios que norteiam o trabalho das organizações da sociedade civil que se desafiam a promover a educação integral, o esporte educacional como mecanismos da assistência social para o desenvolvimento humano. O Seminário é realizado pelo Projeto Caju Esporte e Educação, da Fundação Gol de Letra, com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Quem pode participar

Este evento será gratuito e aberto a todos os públicos que apresentarem interesse pela temática. Pretendemos receber membros de instituições do terceiro setor, além de alunos e professores de instituições públicas e privadas. Evento com acessibilidade e tradução em libras.

*Será concedido certificado do evento aos participantes que compareceram em pelo menos 75% das mesas.

Programa

Credenciamento/ Welcome Coffee: 8h30

Abertura: 9h15 às 10:00

Sostenes Oliveira (Fundação Gol de Letra)
Marcela Levigard (Petrobras)

Mesa 1: 10h15 às 11h30

Educação Integral e assistência social possibilidades e limites na atualidade

Raiana Ribeiro (Centro de Referências em Educação Integral)

Jornalista, atua como Coordenadora de Programas da Cidade Escola Aprendiz, onde é responsável pela gestão dos programas Aluno Presente, Centro de Referências em Educação Integral e Educação e Território. Os programas visam garantir condições para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do fortalecimento de escolas e cidades como espaços de aprendizado permanente e garantia de direitos.

Dra. Gleyce Figueiredo (Serviço Social)

Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social (UFRJ). Tem 17 anos de experiência profissional na sua área de formação nas políticas de assistência social, educação e saúde. É assistente social do Instituto Federal do Rio de Janeiro desde 2008 e atualmente é Diretora Geral do Campus São Gonçalo. Também é Professora da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Serviço Social de Niterói e pesquisadora da área de educação e políticas de permanência estudantil.

Mediação: Carolina Nunes (CRAS XV de Maio)

Assistente Social. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Serviço Social pela Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ). Assistente social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ). Profissional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


Almoço: 12h às 13h15


Mesa 2: 13:30 às 14:30

Esporte educacional como possibilidade no desenvolvimento humano

Felipe Pitaro (Fundação Gol de Letra)

Professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Psicomotricista formado pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, e Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas – CPDOC. Atualmente trabalha como Gerente da Fundação Gol de Letra Rio de Janeiro e como Professor Docente da disciplina Educação Física para o Ensino Médio, na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Fatima Freire Dowbor – Pedagoga e educadora.

Formada em Pedagogia pela Universidade PUC de São Paulo. Cursou Filosofia na Universidade de Coimbra, Psicopedagia no Instituto Jean Jacques Rousseau em Genebra, Línguas Romanas na Universidade de Varsóvia. É membro do Conselho Diretivo do Instituto Paulo Freire em São Paulo, Assessora pedagógica e consultora do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Palestrante em diversos Seminários e Simpósios de Educação Internacionais e Nacionais. Formadora de Educadores numa metodologia crítica/reflexiva, Coordenadora de grupos de reflexão visando a apropriação do fazer pedagógico. Assessora pedagógica do Instituto Anísio Teixeira com sede na cidade de Salvador e de várias escolas na cidade de São Paulo.
Autora do livro: “Quem educa marca o corpo do outro” pela Cortez Editora S/P.

Mediadora: Thainá Pinnola (GEO Santa Teresa)

Pós graduada em Pedagogia Crítica da Educação Física – UFRJ; Pós graduada em Gestão Educacional – Universidade São Luís; Graduada em Licenciatura em Educação Física – UFRJ; Coordenadora de Esportes – Escola Municipal GEO Juan Antônio Samaranch; Voluntária de desenvolvimento de projetos esportivos – ACM Rio; Coordenadora e capacitadora do projeto: “Capacitando treinadores de futebol para prevenção de HIV/AIDS entre jovens”; Membro do Instituto PROMUNDO.


Intervalo com buffet: 14:45 às 15:15


Mesa 3: 15h15 às 16h30

Experiências e possibilidades na prática

André Alcântara Martins (Grael)

Graduado em Esporte pela USP e Direito pela UNESA. Coordenador de desenvolvimento esportivo do Projeto Grael desde 2015. Possui 20 anos de experiência em diversas áreas esportivas, como escolas de esportes, organização de eventos, educação universitária e esporte adaptado.

Roberto Custódio (Luta pela Paz)

Roberto Custodio, 35 anos, Negro. Morador da favela da maré; Criado em projeto social; Filho de mãe solo. Ex-atleta olímpico Formado em educação física e pelas vivencias das favelas e esportiva. Atual coordenador de projeto e esportivo na instituição Luta pela Paz.

Mediação: Aderlúcia Nascimento (Companheiros das Américas)

Cearense de Quixelô, adolescente do Projeto Aliança com o Adolescente. Formada em Fisioterapia e Licenciatura em Educação Física. Possui Licença C-CBF, atuou com a Cooperação Alemã durante 5 anos. Formada no curso de Instrutores em Sport for Development e atualmente é coordenadora Nacional da disseminação da metodologia Treino Social pelo Instituto Família Barrichello. Atuou com a implementação do Programa Uma Vitória Leva à Outra, em parceria com a ONG Empodera e a ONU Mulheres. Consultora do Instituto Promundo e da UNESCO.

EQUIPE ORGANIZADORA
  • Crislaine Lima
  • Elisiane Vieira
  • Gabriel Coelho
  • Midori Hayama

Contato – 21 98207-9439 (9h às 17h)