Setembro Amarelo: como a Gol de Letra trabalha o tema?

Você sabe o que é o Setembro Amarelo? É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 e desenvolvida em conjunto pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.  Esse tema ainda é considerado um tabu, por isso que campanhas e ações afirmativas são tão importantes para dar visibilidade e buscar alternativas para enfrentar esse problema.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, gêneros, culturas, classes sociais e idades. 

No Brasil, segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que quase um em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos de idade viva com algum transtorno mental, parcela mais exposta ao risco de automutilações, depressão e suicídio.

A pandemia da Covid-19 agravou a situação socioeconômica de milhões de pessoas, as desigualdades sociais ficaram ainda mais em evidência e as questões de saúde mental da população jovem se tornaram um alerta ainda maior para pais, famílias, escolas, organizações e toda a sociedade.

A Gol de Letra atuou ativamente durante esse período, através das campanhas de segurança alimentar para cerca de 3.000 mil famílias atendidas nas comunidades em São Paulo e Rio de Janeiro, mas também investiu esforços na capacitação da equipe sócio pedagógica, para identificar e fazer os atendimentos específicos sobre saúde mental, trabalhando sempre em rede para realizar os encaminhamentos necessários.

Realizamos parcerias com instituições como a Unicef Brasil e ASEC que juntas organizaram e ofereceram o curso Promover para Prevenir em Saúde Mental para Profissionais em Apoio aos Adolescentes e Jovens de todo o Brasil. Para além dos cursos para os profissionais, também realizamos reuniões com psicólogos, com momentos de escuta, acolhimento e indicações de rede de apoio para acompanhamentos em outros espaços de cuidado.

Acreditamos que as ações de promoção de saúde mental devem acontecer durante todo o ano, segundo a Unicef Brasil é fundamental ter sempre ações para:

  • Promover acolhimento e escuta qualificada para garantir a proteção dos adolescentes e jovens desde a primeira infância;
  • Apoiar escolas, mães & pais e cuidadores a romper os estigmas sobre o tema da saúde mental e a promover o fortalecimento emocional por meio do desenvolvimento das habilidades para a vida que reforcem o autocuidado, o cuidado com seus pares e a autoconfiança para assumir e enfrentar desafios;
  • Integrar essas ações com o objetivo de fortalecer as políticas públicas que promovam bem-estar e saúde mental nessa faixa etária.

Se você quiser saber mais:

https://www.setembroamarelo.com/

https://www.cvv.org.br/ (centro de valorização da vida)

Cristiane Narciso, coordenadora de projetos.

Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
lynda course free download
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy paid course free download