São Paulo

Programa Jogo Aberto na Vila

O Programa Jogo Aberto-SP tem como objetivo contribuir para a cultura esportiva de crianças, adolescentes e jovens, por meio de práticas de Educação Integral, Esporte e Lazer na Vila Albertina, Zona Norte de São Paulo.

Atividades: Por meio das estratégias e ações oferecidas, nosso público atendido tem a possibilidade de vivenciar e experimentar atividades como: Atletismo, Badminton, Basquete, Capoeira, Dança, Futsal, Ginástica, Handebol, Judô, Rugby, Skate, Tênis de Mesa, Tchoukball, Voleibol, Slackline, Handebol entre outras. Também é possível oportunizar para as crianças, adolescentes e jovens a exploração da cidade e de espaços culturais e esportivos, com as atividades externas planejadas pela equipe.

Além das ações específicas de Esporte e Lazer, o Programa Jogo Aberto, conta com a equipe de Serviço Social, que trabalha em conjunto com a equipe esportiva e com a rede socioassistencial do bairro da Vila Albertina, visando o fortalecimento de vínculos entre as famílias atendidas e, também no apoio para o desenvolvimento da comunidade local.

Formação de monitores: A Fundação Gol de Letra acredita da educação de pares, e por essa razão, 20 jovens da comunidade, participam de um processo de formação, para que ampliem a cultura esportiva e sejam capazes de mudanças de perspectivas de vida, tornando-se multiplicadores de práticas esportivas e de lazer, tornam-se agentes multiplicadores de conhecimentos e atitudes, uma referência para os educandos.

O Programa Jogo Aberto-SP, desenvolve suas atividades na sede esportiva da Fundação Gol de Letra, e principalmente em escolas públicas (municipais e estaduais) da região, fortalecendo o trabalho em rede, estimulando o desenvolvimento local e contribuindo para a Educação Integral da Vila Albertina.

As ações desenvolvidas pelo Programa Jogo Aberto-SP seguem os princípios educacionais da instituição: Aprender – ampliação do repertório cultural, esportivo e educacional; Conviver – Desenvolvimento de valores e regras de convivência; Multiplicar – Formação de multiplicadores de conhecimentos e atitudes. Priorizando a inclusão de todos, a diversidade, o diálogo, a autonomia, o respeito, a construção coletiva de valores, além de favorecer o envolvimento e o acesso as práticas esportivas e de lazer.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Assurer une vie saine et promouvoir le bien-être pour tous les âges.
Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.
Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.