Rio de Janeiro

Programa Comunidades

O programa Comunidades é uma ação focada na articulação com o território de atuação da Fundação Gol de Letra, neste caso, o bairro do Caju, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo é o desenvolvimento de ações com foco nas famílias e comunidades moradoras do bairro do Caju, mesmo aquelas que não participam dos demais programas da Gol de Letra.

As atividades realizadas consistem em eventos de mobilização, como os Gols de Cidadania, que articulam serviços gratuitos em diversas áreas, plantão permanente de serviço social para atendimento de demandas da população e articulação com a Rede Intersetorial do Caju para o debate e o encaminhamento de demandas e soluções para o desenvolvimento do bairro.

Além destas ações, o Programa Comunidades mantém ações transversais a todos os outros projetos desenvolvidos pela Fundação Gol de Letra na região. Um exemplo é o projeto de formação de Agentes Sociais, ligado ao Programa Juventude e Oportunidade, que se integra à mobilização comunitária. A partir de sua realização, nosso foco é a interlocução com outras instituições e com os moradores, bem como o fortalecimento das redes socioassistenciais locais.

A partir de suas ações também fortalecemos a discussão e a vivência de conteúdos ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no que tange à promoção da saúde, da educação de qualidade, da equidade de gênero, redução das desigualdades e construção de cultura de paz e trabalho em parceria para o desenvolvimento humano.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Assurer une vie saine et promouvoir le bien-être pour tous les âges.
Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.
Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.