Outros Projetos

Festival FIFA Fondation

O Festival é fruto de um projeto realizado em parceria com a Fundação FIFA.

Desde 2014 a Fundação Gol de Letra realiza, com o apoio da Fundação FIFA, um projeto de educação de adolescentes com base em uma pedagogia do futebol criada e desenvolvida pelo projeto. Esta pedagogia conta com ações de aprendizagem esportiva da modalidade, mediação de conflitos, equidade de gênero e integração entre as unidades Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante 10 meses, os educadores realizam oficinas semanais de futsal, aplicando os princípios educacionais da Gol de Letra e a metodologia do futebol 3 tempos, proposta surgida na Colômbia, que une futebol, mediação de conflitos, ética e trabalho em equipe. A partir destas atividades, são construídas novas perspectivas de relacionamento interpessoal a partir da construção de regras, acordos para sanar conflitos, trocas de experiências e adaptações do jogo para a inclusão de todos em qualquer circunstância e com qualquer nível de habilidade.

Após este percurso, realizamos um festival com a participação de 60 adolescentes e 8 jovens monitores. Os festivais são realizados ora no Rio de Janeiro, ora em São Paulo para ampliar a experiência pessoal dos participantes ao explorarem locais diferentes de onde residem. As atividades acontecem em locais apropriados para a hospedagem dos grupos, proporcionando um mergulho nas práticas e discussões propostas. As atividades consistem de oficinas, desafios, jogos e atividades de lazer que promovem a culminância dos 10 meses anteriores do projeto.

Este projeto nos permite uma maior aproximação e alinhamento entre as unidades e os profissionais da Fundação Gol de Letra, o que mostra a força do esporte na construção de propostas de educação integral.

Desenvolvido pela Fundação Gol de Letra com o apoio da FIFA, o projeto visa utilizar o futebol como incentivo para reflexão sobre temas como educação, inclusão, autonomia, respeito à diversidade e construção coletiva. Conta com a participação de duas turmas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, com adolescentes entre 12 e 17 anos.