São Paulo

Programa Comunidades

O Programa Comunidades tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento comunitário, por meio do trabalho em rede e ações de mobilização no território. Articula o oferecimento de espaços de informação e troca de conhecimentos para e com a comunidade, assim como favorece a participação efetiva dos sujeitos locais, validando suas expectativas, enquanto grupo. A participação das pessoas em outros espaços públicos e de discussão também é estimulada e valorizada, pois é entendida como um recurso para o desenvolvimento da autonomia e da maior participação dos sujeitos nos processos democráticos.

O Programa ainda conta com projetos de discussão de Gênero e Sexualidade, como o Formação de Agentes Sociais e o Sexualidade e Gênero. A formação de agentes sociais é  uma importante estratégia, pois caracteriza-se como uma oportunidade de empoderamento , capacita-se mulheres da comunidade para que possam se tornar multiplicadoras de conhecimentos e práticas nas temáticas relacionadas ao exercício da cidadania e à garantia de direitos.

O projeto Sexualidade e Gênero desenvolve em parceria com escolas públicas parceiras ações com crianças adolescentes e  formação de profissionais da Educação. Os conteúdos desenvolvidos estão relacionados aos Direitos Sexuais e Reprodutivos e Saúde Sexual e Reprodutiva, Gênero, Diversidade e Raça na perspectiva dos Direitos Humanos.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Aller vers des modes de production et de consommation durables.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.
Assurer une vie saine et promouvoir le bien-être pour tous les âges.
Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.