São Paulo

Programa de Jovens

O Programa de Jovens tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral e de habilidades para a vida para adolescentes e jovens, entre 14 e 21 anos de idade. São oferecidas Oficinas de Arte e Comunicação, Projeto de Vida e Formação para o trabalho, com o propósito de formar e capacitar para o exercício pleno da cidadania, por meio da ampliação do repertório educacional, cultural, social e profissional. Teatro, Dança, Audiovisual, Graffiti, Iniciação à Marcenaria e Curso Técnico em Panificação, Confeitaria e Chocolate são algumas das atividades disponíveis.

As atividades artísticas são um meio para desenvolver as habilidades técnicas, o gosto pela arte e a promoção de espaços de fruição cultural, mas também contribuem para a aquisição de capacidades socioemocionais/cognitivas, tais como autoconhecimento, relacionamento, pensamento crítico, criatividade, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções, lidar com estresse e comunicação, todas importantes para desenvolver o bem-estar, a autoestima e a autoconfiança.

Em paralelo, todos os adolescentes e jovens tem possibilidade de participar de oficinas de Projeto de Vida, direcionadas tanto as habilidades técnicas de planejamento pessoal quanto a construção de um projeto de vida mais autoral e consciente.

Acreditamos na educação de pares e para isso contamos com a Formação de Monitores que capacita alguns adolescentes e jovens, moradores da comunidade, para atuar junto aos educadores nas atividades e tornam-se agentes multiplicadores de conhecimentos e atitudes, uma referência para os educandos.

As intervenções culturais como Saraus, Cines, Mostras, são espaços para compartilhar a aprendizagem e de mobilização das famílias e moradores da comunidade.

Oficinas esportivas, de lazer, leitura, escrita, informática e artes para crianças de 07 a 14 anos e monitores de 15 a 21 anos. Eventos esportivos e de prestação de serviços abertos à comunidade compõem as atividades.

Oficinas de arte e cultura, projeto de vida e eixo de empregabilidade para jovens de 14 a 21 anos, com o propósito de formá-los e capacitá-los para o exercício pleno da cidadania, por meio da ampliação do repertório educacional, cultural, social e profissional.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.
Promouvoir une croissance économique soutenue, inclusive et durable, l'emploi plein et productif et un travail décent pour tous.
Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.