Rio de Janeiro

Programa Jogo Aberto (Caju)

O Programa Jogo Aberto Caju é uma ação de educação integral pautada em atividades de esporte educacional para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos. Em sua rotina, o programa oferece práticas esportivas no contraturno escolar, em 5 modalidades focais: Judô, Futsal, Tênis, Tênis de Mesa, e Ginástica Rítmica (unissex). As oficinas esportivas semanais possuem 90 minutos de duração e os participantes podem se inscrever em até duas modalidades.

Além das oficinas semanais de esportes, o Programa também oferece atividades especiais, como festivais esportivos, onde os participantes experimentam diferentes formas de prática e experimentação das 5 modalidades ofertadas; os jogos de integração, que acontecem de duas formas: com escolas públicas locais, em uma semana de atividades, e com a unidade São Paulo, ampliando a integração entre crianças e adolescentes e mantendo o alinhamento da metodologia Gol de Letra.

Para garantir a participação feminina nas atividades esportivas o programa tem 40% de suas vagas, no mínimo, destinadas às meninas. Junto ao trabalho esportivo, os educadores realizam rodas de conversas, semanas temáticas, mostras, desafios e promovem participação das crianças e adolescentes em exibições e pequenos torneios externos. Nossa meta com isso não é competir, mas sim experimentar o esporte em toda a sua complexidade e pluralidade.

Junto ao trabalho com crianças, adolescentes e jovens nas oficinas esportivas, o programa conta com a formação de 8 jovens monitores com idades entre 15 e 18 anos. Estes jovens recebem uma formação de 24 meses em esporte, educação e lazer e atuam junto aos educadores nas oficinas diárias.

O programa Jogo Aberto Caju busca reconhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável gerando práticas que garantam uma boa condição de saúde e movimentação de seus participantes, o que é uma questão de atenção global, gerando ações educativas de qualidade, com equidade de gênero e com vistas à redução das desigualdades quando promove espaços de aprendizagem, acesso a direitos e desenvolvimento humano. Junto a isto, o programa colabora para a estratégia institucional de trabalho em parceria para a cultura de paz.

Atualmente oferece 330 vagas.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.
Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.
Assurer une vie saine et promouvoir le bien-être pour tous les âges.