Rio de Janeiro

Projeto Juventude e Oportunidade

O Programa Juventude e Oportunidade é uma ação de formação de jovens, pautada pela educação integral, que atua em 3 linhas focais: qualificação para o mundo do trabalho, acesso à universidade e desenvolvimento pessoal dos participantes. Voltado à jovens e adultos a partir dos 16 anos, o programa oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de logística, tecnologia e administração.

Os cursos de qualificação são realizados em conjunto com o SENAI, tem duração variável de acordo com a área e são certificados, o que amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Já a vertente de acesso à universidade conta com curso pré vestibular realizado com equipe e metodologia Gol de Letra. Os participantes frequentam as aulas semanalmente e se preparam para o ENEM e para vestibulares de outras universidades que não participam do exame nacional.

A terceira linha focal é um diferencial do programa, a formação pessoal para desenvolvimento dos participantes. Contamos com uma estrutura de mentoria, que ouve, discute e encaminha questões de organização, apresentação e planejamento pessoal. São realizados encontros com a equipe para esta formação e para o acompanhamento dos resultados que cada participante constrói para si. Além disso, são realizadas atividades culturais, internas e externas, que ampliam a experiência dos participantes.

Todos os inscritos nos cursos de qualificação e no pré-vestibular passam pelo processo de formação e desenvolvimento pessoal, algo que consideramos vital para a inserção qualificada no mundo do trabalho ou na academia. As turmas do programa, tanto de qualificação profissional, quanto de acesso à universidade são compostas por 25 alunos, com frequência diária. O tempo de permanência varia de acordo com o curso/atividade escolhida.

O programa Juventude e Oportunidade busca reconhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável gerando práticas que garantam ações educativas de qualidade, com equidade de gênero, criando condições educacionais para a conquista e o acesso ao trabalho decente e, com vistas à redução das desigualdades quando promove espaços de aprendizagem, acesso a direitos e desenvolvimento humano. Junto a isto o programa colabora para a estratégia institucional de trabalho em parceria para a cultura de paz.

Atualmente oferece até 450 vagas.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.
Promouvoir une croissance économique soutenue, inclusive et durable, l'emploi plein et productif et un travail décent pour tous.
Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.