Ações Gol de Letra para a construção de conhecimentos

Faz tempo a Fundação Gol de Letra investe em projetos de formação de pessoas em diferentes níveis. Atuamos no segmento da formação de multiplicadores de ações educacionais, na formação de lideranças com foco no protagonismo comunitário, investimos na formação de nossos quadros de pessoal e, também, na formação de profissionais de outras instituições, prublicas e privadas interessadas e interessados em discutir e compartilhar sobre educação e desenvolvimento social.

No útimo dia 11 de fevereiro aconteceu mais uma destas ações com foco em profissionai externos. O gerente da unidade Rio de Janeiro, Felipe Pítaro ministrou no Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP uma aula sobre gestão de projetos esportivos.  O público, oriundo de organizações sociais, clubes e do proprío SESC, dentre outras instituições participou de uma discussão sobre correntes de ação social e política a partir do esporte.

Esta discussão é importante, pois esporte não é uma coisa única e demanda entendimento de seu papel social e cultural para que seja efetivado como ferramenta de desenvolvimento. Na segunda parte da aula o publico debateu sobre elementos presentes na gestão de um projeto, sobretudo em 5 eixos centrais – execução tecnica, execução financeira, captação de recursos, comunicação e articulação comunitária.

Entendemos que a experiencia de 25 anos da Gol de Letra em comunidades vulneráveis é um capital importante a ser compartilhado e discutido, mesmo por instituições de fora do terceiro setor, trata-se de uma experiencia com pesquisa, ação e sistematização de boas práticas que podem ser multiplicadas em maiores restrições.

A turma de cerca de 30 alunas e alunos contribuiu imensamente no processo de reflexão, o que torno o encontro numa grande rede de conhecimentos e trocas que certamente vão fortalecer o esporte como plataforma de desenvolvimentos social cada vez mais efetiva no Brasil. O curso de gestão de projetos esportivos do SESC SP foi iniciado em agosto de 2022 e prossegue em 2023.

Ainda na esteira da formação de pessoas, a equipe do Programa Jogo Aberto, realizado na unidade São Paulo, participou do Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte, o CONIPE, realizado no SESC, entre novembro de dezembro de 2022 na cidade de Piracicaba, São Paulo.

Foram apresentados os seguintes trabalhos: “A crescente evolução da procura pela prática de Skate, após as Olimpíadas, de crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Gol de Letra” – de autoria da educadora-Agathá Souza; “Karatê como instrumento de mudança social – educadora Iara Santos;  O Judô como estratégia pedagógica para uma Educação Integral” –  de autoria do educador Rafael Menezes;

Também estiveram presentes o Coordenador de Projetos – Edgard Arantes e o Analista Socioeducativo – Eduardo Brunello que destacou o momento da instituição no fomento da prática acadêmica. Desde a seleção dos educadores para a escrita dos artigos, até o acompanhamento, monitoramento e suporte para o sucesso das submissões, evidenciado que essa prática está consolidada nas equipes da Fundação Gol de Letra.

A seguir destacamos os depoimentos dos participantes:

Depoimento Agathá: “A princípio nunca tinha participado de um congresso, ainda mais internacional. Obtive muita experiência com isso, presenciei trabalhos incríveis de pessoas que tem o mesmo objetivo que tenho como pessoa. Como foi minha primeira apresentação eu estava muito nervosa, mas após meus colegas me falarem como ia acontecer fiquei mais calma, minha apresentação foi tranquila, consegui passar a todos que estavam ali realmente o que o trabalho mostrava que era a procura pela modalidade, recebi perguntas que foi prazeroso responder pois a situação fazia parte do meu cotidiano das aulas.”

Depoimento Rafael: “Estes 3 dias de congresso foram momentos de muitas trocas e debates  com outras instituições de diversos setores, da qual pudemos ouvir e conhecer novas experiências e assim agregar estes momentos ao nosso conhecimento e aprendizagem pessoal e, principalmente, profissional.”

Depoimento da educadora  Iara: “O congresso me forneceu um ótimo desenvolvimento profissional. Durante todo o evento foi possível trocar inúmeras informações com educadores onde o esporte educacional, a promoção da equidade de gênero dentro das aulas, a importância de cada vez mais através dos esportes os educadores falarem sobre preconceitos como o racismo, homofobia, machismo, gordofobia e situações que façam qualquer pessoa se sentir excluída na sociedade , e por fim metodologias que fazem os alunos serem protagonistas do seu processo de ensino e aprendizado.  Além disso fui responsável por ministrar a apresentação do meu artigo que falava como o Karatê serve como instrumento de mudança social, mostrando para os demais profissionais da área a metodologia que utilizo dentro da Fundação Gol de Letra para fazer com que a modalidade auxilie de forma positiva o desenvolvimento dos educandos.”

De acordo com o Coordenador de Projetos – Edgard Arantes, essa experiência proporcionada para a equipe, qualifica e fortalece ainda mais o processo de formação continuada estabelecido pela Fundação Gol de Leta, durante os seus 25 anos de atuação.

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
download samsung firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course