Ampliando oportunidades para moradores do Caju

Projeto Caju Esporte Educação, realizado pela Fundação Gol de Letra, e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra educação, esporte e formação profissional e atende a 1.500 moradores da região do Caju no Rio de Janeiro.

Esporte como ferramenta de aprendizagem e integração comunitária, educação como instrumento de transformação social e formação para o mundo do trabalho como meio de preparação para a vida em sociedade. Esses são os eixos do Projeto Caju Esporte Educação – realizado pela Fundação Gol de Letra no Complexo do Caju, Rio de Janeiro, e patrocinado pela Petrobraspor meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O projeto atende diretamente a cerca de 1.500 moradores da região, que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade do Rio de Janeiro, segundo o IBGE. Dividida em projetos temáticos, a iniciativa atua diretamente com diferentes públicos: Primeira Infância, crianças, adolescentes, jovens, adultos em geral e mulheres.

Reconhecida pela UNESCO como modelo mundial no apoio a crianças em situação de vulnerabilidade social, a Fundação Gol de Letra atua desde 2006 no Complexo do Caju, envolvendo as famílias e as escolas locais em ações regulares, o que aumenta o vínculo dos moradores com o projeto e cria um entorno de proteção social ampliado.

“O patrocínio da Petrobras,por meio do Programa Petrobras Socioambiental, ao Projeto Caju Esporte Educação, permite que tenhamos segurança para não somente dar continuidade a esses serviços que são negados a essa população, mas para fazer um planejamento de longo prazo, manter e qualificar nossa equipe e medir resultados”, destaca o Gerente de Projetos da Fundação Gol de Letra, Felipe Pítaro, que destaca que o projeto vem promovendo novas aprendizagens, tanto no campo conceitual, quanto físico e social.  “Temos levado para as escolas uma metodologia de escuta, baseada no diálogo e na não violência, além da geração de oportunidades para jovens e adultos completarem ciclos educacionais e se inserirem no mercado de trabalho, além da garantia de acesso a serviços básicos de assistência social. O projeto fortalece a relação comunitária e, mais que isso, promove uma mudança de visão dos moradores sobre si mesmos.”

Conheça os projetos temáticos que compõem Projeto Caju Esporte Educação:

O Dois Toques, voltado a crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, oferece esportes de quadra, capoeira, muay thai e apoio pedagógico (leitura, escrita, informática e artes) no contraturno escolar. É oferecido desde 2006 na unidade Caju.

*

O Jogo Aberto, voltado a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, acontece desde 2015 e oferece modalidades olímpicas – futsal, ginástica rítmica, judô, tênis e tênis de mesa – no contraturno escolar.

*

Para jovens com idade entre 18 e 29 anos, a Fundação promove o Juventude & Oportunidade, que conta com cursos técnicos nas seguintes áreas: assistente de logística portuária, assistente administrativo, operador de computador e alimentador de linha de produção. A formação técnica é ministrada pelo SENAI, enquanto a Fundação Gol de Letra realiza o processo de formação pessoal, tutoria e acompanhamento social. Esse projeto é oferecido desde 2016 no bairro do Caju.

*

Outro projeto temático, relacionado à mobilização local também compõe o projeto Caju Esporte Educação, é o Projeto Comunidades, que envolve a realização de eventos de mobilização comunitária, chamados Gol de Cidadania, com emissão de documentos, oferta de exames, palestras educativas e oficinas de atividades esportivas e lazer abertas a toda a população local.

*

A Fundação oferece também um projeto de formação chamado Jovens Monitores, voltado a jovens de 15 a 19 anos. Os participantes recebem uma bolsa-auxílio e trabalham no Projeto Caju Esporte Educação, nas atividades esportivas e de letramento, 5 dias por semana, no contraturno escolar. Para fazer parte da iniciativa, é preciso estar cursando no mínimo o 9º ano do Ensino Fundamental e ser aprovado numa seleção que inclui redação e entrevista.

A partir do patrocínio Petrobras, pelo programa Petrobras Socioambiental o projeto Caju Esporte Educação oferecerá ainda a Formação de Agentes Comunitárias, voltada a mulheres de 18 a 59 anos. Para participar, é preciso ter disponibilidade de tempo e pelo menos o Ensino Fundamental completo. Serão selecionadas 10 moradoras do bairro para participar do projeto, que terá início em fevereiro de 2021 e, será realizado cinco dias por semana, totalizando 788 horas de formação ao longo de dois anos.

E, numa iniciativa inédita no trabalho realizado pela Fundação Gol de Letra até o momento, o Projeto Caju Esporte Educação ampliará a proposta de trabalho para o Atendimento à Primeira Infância. Em parceria com duas creches da comunidade, serão realizadas oficinas de recreação esportiva e intervenções artísticas voltadas a bebês e crianças de 0 a 6 anos, a partir da vivência lúdica para estes indivíduos. Serão beneficiadas 125 crianças por unidade a cada ano, garantindo mais suporte às famílias.

*Imagens do ano de 2019