Empoderamento e resistência: as lideranças comunitárias femininas do Caju e da Vila Albertina

O trabalho da Fundação Gol de Letra sempre foi pautado na articulação e colaboração com organizações e lideranças que já atuam dentro dos territórios atendidos. Acreditamos que a troca de experiências e o esforço conjunto é importante para implantar ações sociais seguras e qualificadas, contribuindo para a garantia de direitos, a representação política e às mudanças sociais.

No mês da luta pelos direitos das mulheres, abrimos espaço para contar as histórias e lutas de mulheres que estão ao nosso lado ajudando a transformar as realidades do Caju e da Vila Albertina.

Associações de Moradores

Criadas nos anos 1940, as associações de moradores de favelas sempre ocuparam o papel importante nos movimentos sociais. Atualmente, as associações são uma ponte entre os moradores e o poder público, e tem o papel importantíssimo de buscar melhores condições para os territórios que atuam, na luta por saneamento básico, energia elétrica, coleta de lixo.

Também auxiliam e encaminham os moradores para terem acesso à documentação, serviços de saúde, fornecem comprovante de residência, além do recebimento de encomendas e sua distribuição.

A luta contínua por melhores condições nos territórios que ocupam se reflete nas falas das nossas entrevistadas, as lideranças comunitárias femininas.

Caju-RJ

No Caju, bairro da zona portuária do Rio de Janeiro que comporta um complexo de favelas com 8 comunidades. Esses locais, são fortalecidos pelo trabalho das associações de moradores e o trabalho em rede com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outros agentes comunitários como a Fundação Gol de Letra, ONGs locais, escolas, clínica da família, entre outros.

Para Ariane de Souza, presidente das associações do Parque Boa Esperança e Parque Alegria, o trabalho em conjunto com a Fundação Gol de Letra é importante para levar mais lazer e tempo de qualidade para as crianças e jovens.

A sua grande luta é tirar o Caju da invisibilidade e mostrar a comunidade além das notícias da televisão e jornais, como cemitério e usina de lixo. “No Caju existem estudantes de universidades públicas, advogados, empreendedores, professores. Somos uma comunidade maravilhosa com uma grande potência”, diz.

A associação do Parque São Sebastião tem como presidente Kelly do Santos. Ela diz que o trabalho com a Fundação ajuda no encaminhamento de famílias mais vulneráveis para um melhor acompanhamento em questões que ela não consegue resolver sozinha.

A presidente do São Sebastião conta que sua maior dificuldade é manter a associação como deveria e ajudar mais os funcionários. Atualmente os recursos financeiros são provenientes da taxa mensal paga pelos moradores para serviços de entregas de correspondências e encomendas. Kelly tem o sonho de ver a comunidade sendo respeitada pelos órgãos públicos e que os serviços cheguem de maneira digna para a população.

Vila Albertina-SP

Na Zona Norte de São Paulo, a Gol de Letra também mantém um contato próximo com as organizações e lideranças comunitárias da Vila Albertina. Fazem parte dessa rede as associações de moradores, Unidade Básica de Saúde, CRAS, escolas públicas e até espaços religiosos.

Muitas vezes, as ações sociais são encabeçadas de forma voluntária por quem quer ver o bairro prosperar. É o caso da Dona Eva e da Socorro, histórias que contamos abaixo:

“Dona Eva”

Eva da Silva Ern é pedagoga e educadora socioambiental. Se mudou para a Vila Albertina, zona norte de São Paulo, nos anos 1980, e mesmo naquela época já mobilizava a comunidade lutando contra o aterro sanitário que incomodava os moradores.

A Dona Eva, como é conhecida na comunidade, atualmente coordena de forma voluntária o “Espaço Alfaeco”, um núcleo de alfabetização de jovens e adultos ligado à Associação dos Moradores da Zona Norte (AMZN).

Ela também cuida da horta em uma escola estadual onde atua, recolhe óleo de cozinha e fabrica sabão, promove um brechó com roupas doadas e recicla livros e cadernos doados que não estão em bom estado. Os que ainda podem ser usados incentivam a leitura entre os alunos da alfabetização.

Em parceria com a Gol de Letra, ela já realizou o “Dia de Fazer a Diferença”, com seu projeto RECICLAÇÃO, ajudou a construir uma biblioteca comunitária e ainda participa dos eventos abertos da Fundação com ações de incentivo à leitura e troca de livros.

“Essa é a minha caminhada. Gosto de fazer a minha parte como contribuição aos que virão. É o que escolhi fazer, minha missão”, conta Eva. “Fazer o bem dentro de uma igreja fica limitado ao ritual de caridade e é preciso ir além disso, oferendo conteúdos de protagonismos a essas pessoas, como dizia Paulo Freire”.

Socorro

Socorro Oliveira é dona de uma lanchonete na Vila Albertina, mas o trabalho que realmente mexe com seu coração é voluntário. Ela coordena uma comunidade católica no bairro, uma capela que realiza ações eclesiásticas, mas também abre espaço para ações sociais na comunidade.

O contato com a Fundação Gol de Letra aconteceu através da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, que atuava em parceria com as duas instituições. Junto da Gol de Letra, o espaço da comunidade católica passou a oferecer também grupos para jovens, palestras, mostras de cinema, saraus, entre outras atividades.

Durante a pandemia, o espaço administrado pela Socorro foi um dos pontos de distribuição de alimentos, itens de higiene e marmitas prontas que a Fundação Gol de Letra conseguiu através de doações. “Foi um trabalho grande e complicado, você via muita gente doente, morrendo, gente sem nada dentro de casa, mas foi muito gratificante conseguir ajudar essas pessoas”, conta ela.

Sobre o que motiva suas ações na comunidade, Socorro afirma: “Eu sempre gostei desse tipo de trabalho, eu acho que não sei viver minha vida sem isso. Eu sempre quero ajudar, mas sempre dentro do que eu posso. É muito gratificante, eu amo de paixão isso que eu faço”.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free
download huawei firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course