“ENCONTRO COM O ESCRITOR” LEVA CULTURA, SAMBA E REFLEXÃO PARA O CAJU

A última semana de fevereiro foi especial na Biblioteca Comunitária do Caju. Entre as ações locais coordenadas pela Fundação Gol de Letra no espaço comunitário, o Encontro com o Escritor é sempre uma atração especial. Desta vez, no dia 25 de fevereiro, uma segunda-feira antes do carnaval, o convidado foi Raphael Medeiros e o seu projeto Samba Menino.

A ideia do projeto é contar a história do samba contada para a criançada, sempre utilizando música, interatividade, diálogo e participação. É um conjunto de atividades didáticas e artísticas que estimulam o desenvolvimento infantil através de leitura, musicalização, teatro e brincadeiras, sempre estabelecendo uma relação com a cultura popular brasileira.

Ele conta a história de um menino que vem da África para o Brasil em um navio negreiro. Ao chegar ele se encontra com índios e junto deles cria o “semba de roda”, mais conhecido como “dança da umbigada”. Levando o novo estilo para inúmeros lugares, o garoto africano acaba por desenvolver o samba, que hoje é cantado, dançado e ouvido pelo mundo.

“O encontro com Raphael e o Samba Menino foi muito alegre, inspirador e se relacionou ao conteúdo que vinha sendo trabalhado pela equipe de letramento junto ao público infantil. Encontros como esse nos ajudam a fomentar o prazer pela leitura e pelo conhecimento. Aproxima nossos educandos do universo literário e oportuniza essa experiência feliz junto ao livro”, afirma Raquel Soutto, educadora da Fundação Gol de Letra”

O livro “Samba Menino” foi o pontapé inicial para o sonho de contar a história do samba para os pequenos. Depois de visitar escolas e livrarias, as páginas escritas se transformaram em ritmo e som e o projeto renasceu em forma de musical. No palco, Raphael Moreira conta com a companhia de Lu Fogaça para apresentar um espetáculo com linguagem, repertório e cenário dedicado às crianças.

O projeto recebeu o Prêmio Edison Carneiro, na categoria “Melhor obra literária de ficção sobre samba e carnaval” (2014), e o prêmio literário Todos por um Brasil de leitores, do Ministério da Cultura, pelas ações do Espaço Samba Menino ao longo de 4 anos (2012 a 2016), na Glória, Rio de Janeiro.

Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe

Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
download udemy paid course for free
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
udemy course download free