Gol de Letra celebra 20 anos de intercâmbio França-Brasil

Atenção, senhores passageiros! Bem-vindos ao voo número 20 com destino ao Brasil e escalas nas unidades carioca e paulista da Fundação Gol de Letra. Neste voo, serviremos trocas culturais, experiências, viagens e muito crescimento. Sugerimos que tragam na bagagem apenas curiosidade, amizade e muita vontade de aprender. O desembarque acontece em outubro.

Foi em 2002 que os primeiros jovens atendidos da ONG francesa Sport Dans La Ville (SLDV) desembarcaram no Brasil para o início de uma parceria que este ano comemora duas décadas! Jovens brasileiros das duas unidades da Fundação também vão à França todos os anos conhecer a sede da organização, em Lyon, e a cidade de Paris [foto], onde fica a Associação Gol de Letra França.

O intercâmbio desse ano não marca apenas os 20 anos de parceria, mas também o retorno do projeto após dois anos de adiamento devido à pandemia do covid-19. Foi nesse clima de ansiedade e expectativa que aconteceu a primeira fase do intercâmbio, em julho, com a ida de 8 jovens da Fundação à França.

O educador Denis Carvalho, que acompanhou a viagem dos jovens à Paris e Lyon, conta que o passeio teve três momentos diferentes. A primeira foi na chegada a Paris, onde cada jovem ficou responsável por apresentar um monumento histórico da cidade que eles escolheram previamente para estudar e pesquisar. “Cada um apresentou a história e fatos curiosos sobre oito pontos turísticos diferentes. Dessa forma, os próprios jovens foram um pouco ‘guias de viagem’ nesses dias”, conta Denis.

A segunda parte da viagem foi um acampamento em Lyon para conhecer o trabalho do Sport Dans La Ville, os jovens atendidos e educadores da instituição. “Fizemos muitas atividades esportivas juntos e algumas vivências. Preparamos para eles uma festa junina, com brincadeiras e doces típicos”, diz o educador, que também fez sua primeira viagem internacional nesta ocasião.

Por fim, os jovens retornaram a Paris, onde conheceram mais alguns pontos da cidade. Para ajudar os jovens a se sentirem mais à vontade na viagem, a Fundação Gol de Letra contou com outra parceria importante: a Aliança Francesa.

A escola de idiomas já tem uma colaboração de longa data com o Rio de Janeiro, mas pela primeira vez os jovens de São Paulo fizeram um intensivão de aulas de francês antes da viagem. “Chegamos na França mega confiantes”, conta o jovem Samuel Paulino de Souza, de 17 anos.

“A nossa professora Katia foi super simpática e acolhedora, ela sabia o desafio que era nos ensinar o básico, porque nós nunca havíamos tido contato com a língua francesa. Ela sempre nos incentivava a falar e assim corrigia a pronúncia, treinou a escuta ativa, memorização e nos ensinou muito sobre a cultura francesa. Usamos muito do que aprendemos e aprendemos ainda mais com os franceses!”, conta Samuel.

Os jovens franceses que chegam em outubro vão passar alguns dias no Rio de Janeiro e em São Paulo, conhecendo alguns pontos turísticos das cidades e visitando as sedes da Fundação no Caju-RJ e na Vila Albertina-SP, além de passar alguns dias no acampamento Paiol Grande se divertindo e se integrando com nossos atendidos.

Estar em territórios diferentes, conhecer novas pessoas, aprender sobre culturas e hábitos diversos são vivências extremamente enriquecedoras para a ampliação da visão de mundo e do repertório cultural de adolescentes e jovens. Esperamos que a sólida parceria entre a Fundação Gol de Letra e a Sport Dans la Ville siga proporcionando tudo isso por muitos anos mais!

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
udemy free download
download coolpad firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course