Jovens mostram aprendizados do semestre em Mostra Cultural

Apresentação de Dança na Mostra Cultural de 2021

A Mostra Cultural é um espaço de culminância do Programa de Jovens, que oferece oficinas culturais para os jovens da Vila Albertina, onde são compartilhados os processos pedagógicos por meio da apresentação das criações artísticas dos jovens ao longo do semestre.

São exibições de filmes, exposições de telas, apresentações de coreografias e montagens teatrais, etc. É um momento de fruição cultural, onde é mobilizada a participação das famílias e moradores da comunidade.

Dentro do Programa de Jovens, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral e de habilidades para a vida dos educandos, são oferecidas oficinas de Arte e Comunicação, Projeto de Vida e Formação para o trabalho, formando e capacitando para o exercício pleno da cidadania, por meio da ampliação do repertório educacional, cultural, social e profissional.

Graffiti ao vivo na Mostra Cultural de 2021

As atividades artísticas são um meio para desenvolver as habilidades técnicas, o gosto pela arte, mas também contribuem para a aquisição de capacidades socioemocionais: autoconhecimento, relacionamento, comunicação, pensamento crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e estresse, todas importantes para desenvolver o bem-estar, a autoestima e a autoconfiança.

A primeira Mostra Cultural de 2022 traz uma programação diversa. A turma de Dança vai apresentar o espetáculo “Anos 2K”: com base no entretenimento e cultura de massa dos anos 2000, os jovens propõem um espetáculo de dança, criado a partir das referências e percepções do Hip hop que influenciaram a atual geração. A música, a dança, a moda e os filmes que marcaram a geração Y, condensados de maneira única e divertida.

As oficinas de Foto e Vídeo realizarão uma exibição de filmes, resultado da reflexão sobre as vivências que atravessam as juventudes no âmbito escolar e das técnicas aprendidas durante as aulas (roteiro, edição, enquadramento, som, iluminação, etc.)

Atores do grupo de Teatro posam com Raí na Mostra Cultural de 2021

Temas como memórias, permanências no cotidiano com amigos e professores, e a influência dos marcadores sociais da diferença na formação dos jovens são tratados de forma leve e crítica, propondo outras maneiras de se relacionar na sociedade. Com isso, os jovens buscam caminhos para superar as inseguranças e desafios que enfrentam no dia a dia.

Na oficina de Graffiti, após um intenso trabalho em grupo, rodas de conversas, pesquisas, discussão sobre arte, apropriação de técnicas de desenho e pintura (aquarela, lápis de cor, tela, spray, guache, hachura, etc.) os jovens decidiram discutir e aprofundar sobre identidade, Arte Urbana e a relação com a cidade. Deste processo pedagógico resultou a exposição de telas, mural e vídeo sobre os processos de criação artística, idealizada pelos educandos das escolas Amenaíde e Esmeralda.

Educadores da Gol de Letra comemoram sucesso da Mostra Cultural 2021

Os alunos da Oficina PLAF – Planejando o Futuro vão exibir um minidocumentário e uma exposição de portfólios de percurso, que trazem o resultado de dois meses de reflexão intensa sobre o mercado de trabalho e as possibilidades de futuro para as juventudes.

Por fim, a turma de Teatro vai encerrar a noite com o espetáculo “A Farsa da Boa Preguiça”. Por meio de elementos do teatro popular e envolvimento criativo dos participantes, resultou a releitura do texto, de Ariano Suassuna, peça repleta de humor e criticidade sobre o comportamento humano e a relação com a sociedade. O gênero teatral Comédia, especificamente a Farsa, foi uma opção para que todo o processo e discussão sobre o tema fosse realizado de forma leve e critica.

Programação da 1ª Mostra Cultural de 2022

A Mostra Cultural é um evento aberto à comunidade e você é nosso convidado para a ocasião! As apresentações acontecem na quinta-feira, dia 30 de junho, das 19h às 21h na Escola Dr. Sócrates Brasileiro (Rua Antônio Simplício, 170 – Vila Albertina). Venha prestigiar o trabalho dos nossos jovens!

Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download