Nosso Foco é a Oportunidade: Qualificação Profissional no Complexo de Favelas do Caju

Por Karina Avelar – Analista de Projetos

Estamos para iniciar mais um ciclo formativo voltado para a qualificação e orientação profissional de Jovens no Caju. Com cursos nas áreas de tecnologia, logística e administração, objetivamos preparar o público para o mercado de trabalho, ampliando o conhecimento técnico, mas também garantindo espaços de treinamento às habilidades necessárias para os processos seletivos e ambientes de trabalho.

Observamos ao longo dos anos de execução do Programa Juventude e Oportunidade e oferta de cursos de qualificação profissional, que a demanda por geração de renda nas famílias é um dos principais aspectos que motiva Jovens e Adultos a se inserirem no processo formativo. Somando-se a demanda do mundo do trabalho por um profissional que esteja qualificado para as vagas de emprego disponibilizadas.

Mas sabemos também, que esse mesmo mundo do trabalho dia após dia tem suas fileiras precarizadas, com intensificação de trabalhos informais, com flexibilidade nas jornadas e regulamentações. Como apresenta o teórico Ricardo Antunes em suas produções, o trabalho informal se tornou um traço constitutivo e crescente na contemporaneidade. Portanto, atinge nossos jovens diretamente e transforma-se num desafio ao processo formativo.

Como citado anteriormente nossas(os) alunas(os) demandam de constituição de renda, que contribui para a segurança alimentar de sua família, a possibilidade de continuidade nos estudos, a realização de sonhos. A oferta de “oportunidades” no cenário informal atravessa seus cotidianos e baliza sua continuidade nos cursos, ao precisarem optar pela permanência na formação ou inserção no mercado de trabalho informal ou em vínculos precarizados.

O enfrentamento dessas condições colocadas em nosso cotidiano é diário, se fundamenta na Política de Assistência Social, com a premissa da Proteção Social Básica e trabalho digno, mediante acompanhamento desses jovens e suas famílias, orientação social e encaminhamento para programas sociais que possibilitem acesso à direitos e condições dignas de vida.

Para somar com esse trabalho e dar condições de permanência as(aos) nossas(os) jovens, traremos uma novidade para os próximos cursos a serem executados através do Projeto InspirAção Caju, financiado pela Petrobras: bolsa auxílio totalizando R$300,00 ao longo dos 2 meses de formação! Com isso, buscamos garantir condições para a finalização da formação, participar de nosso Banco de Currículos, alcançar oportunidades através da participação em processos seletivos.

A promoção da Bolsa Auxílio representa um paliativo diante da realidade que se coloca as juventudes em contextos de favela, como as do Caju, mas acreditamos que ela poderá representar um caminho na gestão dos recursos a serem somados no cotidiano familiar pelo período em que estarão em formação, nos possibilitando traçar estratégias de proteção e promoção social às famílias atendidas com maior assertividade e expectando nossas(os) jovens concluindo a formação e alcançando oportunidades.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course