Núcleo esportivo da Gol de Letra ganha horta vertical tecnológica

O Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED) da Fundação Gol de Letra, localizado na Vila Albertina (SP), agora tem uma horta vertical com irrigação automática, alimentada por energia solar.

A ação faz parte do Projeto Educação e Água, que tem como objetivo usar o futebol para educar os atendidos em relação à água, saneamento e higiene, além de contribuir para melhorar o acesso das comunidades à agua potável.

O projeto é uma iniciativa do Cityzens Giving, do City Football Group, junto com as empresas Xylem e Puma, e atende cinco territórios ao redor do mundo, entre eles a Vila Albertina em parceria com a Fundação Gol e Letra.

Através do projeto, os jovens líderes da Gol de Letra têm acesso à uma série de materiais e treinamentos oferecidos pelos coaches do Manchester City, kit de equipamentos oferecido pela Puma e acesso às soluções da Xylem para resolver problemas relacionados à água.

Para complementar o trabalho que os jovens líderes estão fazendo na Vila Albertina, foi realizada uma grande oficina no último dia 27 de novembro, com apoio dos patrocinadores do projeto em parceria com a Fundação Avina e o Instituto Favela da Paz para a construção de uma horta vertical, que terá um sistema de captação da água da chuva para irrigar a horta de forma automática, através da energia solar.

Na oficina, diversas estações foram montadas para ensinar os jovens sobre os diversos processos para que a horta funcione de forma autônoma. No “Laboratório de Tecnologia”, eles aprenderam a montar um dispositivo com tecnologia arduino capaz de reconhecer quando a horta atinge um nível de água satisfatório e cortar o fornecimento de água para não afogar as hortaliças.

A estação ainda mostrou diversas outras possibilidades de criação com o arduino, como uma caixa de contação de histórias interativa e uma caixa de som que “sorteia” palavras aleatórias para serem usadas em uma batalha de rimas.

No “Laboratório Solar”, os jovens aprenderam a montar um sistema para captação de energia solar através de pequenas placas, que vão fornecer a energia para que o dispositivo arduino possa fazer seu trabalho.

No “Laboratório Marcenaria”, foram montadas duas estruturas de madeira e canos de PVC para montar a horta e, no “Laboratório Plantio”, cada jovem pode plantar sua própria hortaliça e assinar seu nome, completando assim a construção do jardim vertical.

O evento contou com a participação de cerca de 15 voluntários entre membros da Xylem, Puma, Fundação Avina, Instituto Favela da Paz e torcedores brasileiros do Manchester City, além dos 20 jovens líderes beneficiados pelo Projeto Educação e Água, que propuseram aos voluntários três atividades socioeducativas usando o futebol para conscientizar sobre o uso e economia de água.

Como parte do projeto, ainda será entregue uma estrutura de captação de água da chuva e um sistema de tratamento dessa água por parte do parceiro Xylem. O sistema vai prover uma fonte alternativa de água ao núcleo esportivo, dando acesso à uma fonte consistente de água limpa ao longo do ano.

Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy paid course
download redmi firmware
Download WordPress Themes
udemy free download