Rio de Janeiro

Biblioteca Comunitária do Caju

A Biblioteca Comunitária do Caju é uma ação aberta aos moradores do bairro e oferece um espaço de múltiplas oportunidades educativas e de lazer para crianças, adolescentes, jovens e adultos.  Estão disponíveis para os usuários, livros, brinquedos, jogos tradicionais e eletrônicos, computadores com acesso à internet, espaço de convivência e sala de aula disponível para reuniões, eventos e estudo.

Além destes serviços, a Biblioteca Comunitária do Caju promove eventos literários abertos ao publico e também realizados nas oficinas dos demais programas Gol de Letra na unidade Rio de Janeiro. Estes eventos consistem em: encontro com escritores, onde a equipe convida autores para um bate papo com os usuários e alunos Gol de Letra; a roda de leitura, onde são lidas e dramatizadas obras diversas de literatura; o cine biblioteca, que exibe filmes gratuitamente; e a biblioteca itinerante, que realiza eventos de literatura em creches, escolas, hospitais e comunidades disponíveis para recebê-la.

Durante a pandemia de covid 19, em função dos riscos de contaminação, a biblioteca passou a operar em ambiente digital no Instagram. Toda semana são realizadas leituras, contações de histórias e a publicação de dicas culturais. Para colaborar com este processo as famílias atendidas pela Gol de Letra passaram a receber kits com livros de diversos gêneros e classificações etárias, estimulando assim a leitura e o vínculo com a Fundação Gol de Letra. Em 2019, ano anterior à pandemia, a biblioteca promoveu mais de 9.000 atendimentos no bairro do Caju.

A Biblioteca Comunitária do Caju busca reconhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável gerando práticas que garantam ações educativas de qualidade, com equidade de gênero e com vistas à redução das desigualdades quando promove espaços de aprendizagem, acesso a direitos e desenvolvimento humano. Junto a isto o programa colabora para a estratégia institucional de trabalho em parceria para a cultura de paz.