Raquetadas Educacionais

O Tênis de Mesa é reconhecido como uma modalidade olímpica desde o ano de 1988, quando houve sua primeira participação em Seul, Coréia do Sul. De lá para cá, vem crescendo e, de certa forma, sendo mais conhecido e divulgado nas mídias sociais. Hugo Calderano será o grande nome brasileiro para as Olimpíadas do Japão, em 2021. Nas Paraolimpíadas, a atleta Bruna Alexandre buscará uma nova medalha para o nosso país.

Basicamente, quando iniciamos uma conversa sobre alguma modalidade esportiva com amigos ou parentes, o foco sempre é evidenciar quem ganhou ou quem perdeu, quem foi o(a) mais rápido(a) ou quem foi o(a) mais lento(a),quem se dedicou mais ou quem se dedicou menos. A competitividade está presente em todas as modalidades, gerando grandes alegrias e tristezas nas pessoas que competem ou assistem aos jogos. Mas será que o esporte se limita a isso? Para a Fundação Gol de Letra, não!

Se perguntar a qualquer educador da Gol de Letra o que é o esporte, escutará de todos a mesma resposta: é algo transformador!

          A instituição respeita o esporte de alto rendimento, mas adota a  perspectiva do esporte educacional. Esporte educacional é uma forma de manifestação do esporte que tem como seu maior objetivo o desenvolvimento e a inclusão social. Desta forma, há um processo de aprendizagem e de desenvolvimento integral daqueles que participam. Os(as) educandos(as), através das modalidades esportivas vivenciadas, aprendem conteúdos e valores que poderão ser levados para além das quadras ou ginásios. A idéia é bem simples: aprender jogando e jogar aprendendo!

Assim, a nossa proposta inicial é utilizar uma metodologia onde os educandos entendam como os jogos se desenvolvem, no sentido de fazer com que os princípios pedagógicos possam ser colocados em prática.  

A realização de dinâmicas em grupo, especialmente para crianças e adolescentes, neste sentido, tende a cativar os educandos e tornar o ambiente mais divertido para a prática/aprendizagem esportiva. Além disso, desenvolve habilidades perceptivas, em função da recepção de estímulos visuais, auditivos e táteis (sensoriais e motoras) e ainda contribuem para evoluir de forma mais rápida as habilidades interpessoais, uma vez que tende a facilitar o relacionamento e as conexões. 

Acreditamos que a modalidade Tênis de Mesa é uma grande ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Assuntos complexos como o racismo, por exemplo, podem ser ensinados através de atividades esportivas planejadas para facilitar a comunicação e o aprendizado durante as aulas.

O esporte sempre foi e sempre será uma ferramenta extremamente rica para qualquer educador ensinar aquilo que deseja. Conteúdos aprendidos durante uma atividade esportiva, poderão ser levados pelo(a) educando(a) para toda a sua vida!

Existem muitas pessoas que sobem no pódio e recebem medalhas e/ou troféus. Esse fato é realmente maravilhoso. Porém, para nós da Gol de Letra, mais maravilhoso ainda é ela poder descer do pódio, cumprimentar seus amigos/parentes e retornar para a sua casa sendo um grande ser humano para a nossa sociedade.

A modalidade de Tênis de Mesa é realizada no Programa Jogo Aberto, que é parte do Projeto Caju Esporte Educação realizado pela Fundação Gol de Letra, com Patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental

Download WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
udemy free download
download huawei firmware
Download WordPress Themes
free download udemy paid course