Rio de Janeiro

Projeto Juventude e Oportunidade

O Programa Juventude e Oportunidade é uma ação de formação de jovens, pautada pela educação integral, que atua em 3 linhas focais: qualificação para o mundo do trabalho, acesso à universidade e desenvolvimento pessoal dos participantes. Voltado à jovens e adultos a partir dos 16 anos, o programa oferece cursos de qualificação profissional nas áreas de logística, tecnologia e administração.

Os cursos de qualificação são realizados em conjunto com o SENAI, tem duração variável de acordo com a área e são certificados, o que amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Já a vertente de acesso à universidade conta com curso pré vestibular realizado com equipe e metodologia Gol de Letra. Os participantes frequentam as aulas semanalmente e se preparam para o ENEM e para vestibulares de outras universidades que não participam do exame nacional.

A terceira linha focal é um diferencial do programa, a formação pessoal para desenvolvimento dos participantes. Contamos com uma estrutura de mentoria, que ouve, discute e encaminha questões de organização, apresentação e planejamento pessoal. São realizados encontros com a equipe para esta formação e para o acompanhamento dos resultados que cada participante constrói para si. Além disso, são realizadas atividades culturais, internas e externas, que ampliam a experiência dos participantes.

Todos os inscritos nos cursos de qualificação e no pré-vestibular passam pelo processo de formação e desenvolvimento pessoal, algo que consideramos vital para a inserção qualificada no mundo do trabalho ou na academia. As turmas do programa, tanto de qualificação profissional, quanto de acesso à universidade são compostas por 25 alunos, com frequência diária. O tempo de permanência varia de acordo com o curso/atividade escolhida.

O programa Juventude e Oportunidade busca reconhecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável gerando práticas que garantam ações educativas de qualidade, com equidade de gênero, criando condições educacionais para a conquista e o acesso ao trabalho decente e, com vistas à redução das desigualdades quando promove espaços de aprendizagem, acesso a direitos e desenvolvimento humano. Junto a isto o programa colabora para a estratégia institucional de trabalho em parceria para a cultura de paz.

Atualmente oferece até 450 vagas.

Esse programa se encaixa nos ODS:

Réduire les inégalités au sein des pays et entre eux.
Promouvoir des sociétés pacifiques et inclusives pour un développement durable, donner à tous accès à la justice et construire des institutions efficaces, responsables et inclusives à tous les niveaux.
Assurer une éducation inclusive, équitable et de qualité et promouvoir pour tous les possibilités d’apprentissage tout au long de la vie.
Parvenir à l’égalité des sexes et responsabiliser les femmes et les filles.
Promouvoir une croissance économique soutenue, inclusive et durable, l'emploi plein et productif et un travail décent pour tous.