Agentes sociais visitam exposição “À Nordeste”
Publicado em:
O mês de agosto começou com uma atividade externa durante o programa de formação de Agentes Sociais. O grupo visitou a exposição “À Norteste”, no SESC 24 de maio, no primeiro dia do mês, numa quinta-feira. A visita teve como objetivo trazer novas perspectivas ao que conhecem como nordeste brasileiro, suas representações e a arte produzida por nordestinos e sobre o Nordeste em diversas linguagens.
A visita teve como objetivo trazer novas perspectivas ao que conhecem como nordeste brasileiro, suas representações e a arte produzida por nordestinos e sobre o Nordeste em diversas linguagens.
Nenhuma delas conhecia o espaço do SESC 24 de maio e, além da exposição, puderam conhecer também os espaços e atividades oferecidos no local. Além da oportunidade de olhar para as raízes nordestinas tão presentes na vida e no cotidiano paulistano, a visita agregou ao repertório artístico e cultural de todas as agentes em formação.
Sobre a formação: As agentes sociais são mulheres moradoras da Vila Albertina e desempenham um papel fundamental na estratégia de aproximação com a comunidade. A proposta foi inspirada no desafio de conectar serviços, políticas, moradores, grupos mobilizados, instituições e diferentes saberes.
Dessa forma, investe-se na capacitação de adultos em comunidades vulneráveis, para que elas se tornem multiplicadores de conhecimentos e práticas no exercício da cidadania e da garantia de direitos.
Além do aspecto multiplicador e do estímulo à autonomia, as agentes geralmente viram referências, mostrando-se capazes de atuar como lideranças ou “promotores” de cidadania. Para isso, a capacitação inclui o desenvolvimento de liderança, autonomia, iniciativa, articulação social e atuação em rede.
Quer contribuir com o nosso trabalho? Seja um(a) Sócio(a) Titular e ajude a fortalecer os nossos programas: www.goldeletra.org.br/doe