Educandos avançam na capoeira com Batizado

O Batizado de Capoeira é um evento que simboliza um “ritual de passagem” dos educandos da modalidade, que agora estão aptos a usar uma corda de cor condizente com seu nível na capoeiragem.

Foram dois Batizados de Capoeira, um em seguida do outro, que aconteceram no sábado dia 13/11, no Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED), na Vila Albertina, e reuniram tanto os educandos do próprio NED como também capoeiristas que participam da atividade em escolas parceiras, como a E.E. Dr. Sócrates Brasileiro e a E.E. Prof. Amenaíde Braga de Queiroz.

O educador Caio Correa convidou seus colegas do Grupo Harmonia Capoeira, que tomaram conta dos instrumentos e tocaram as rodas de capoeira durante os dois eventos. As rodas reuniram todos os educandos e colegas presentes e todos puderam praticar a modalidade, mesmo aqueles que não receberam novos cordões.

A troca de cordões aconteceu ao fim de cada evento. Todos os selecionados para a graduação receberam um certificado e um novo cordão condizente com seu novo nível na modalidade. Antes dos 14 anos, os iniciantes, que usam cordão branco, fazem a graduação para um cordão verde e cinza, amarelo e cinza ou azul e cinza, nesta ordem.

Maiores de 14 anos realizam a graduação para um cordão verde, amarelo, cinza, amarelo e verde, azul e verde ou verde, amarelo e azul, nesta ordem. O cordão é tradicionalmente trocado pelo padrinho ou madrinha do capoeirista, que pode ser um pai, mãe, responsável ou, às vezes, o próprio educador, caso seja o desejo do educando.

Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
free online course
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
free online course