Educandos avançam na capoeira com Batizado
Publicado em:
O Batizado de Capoeira é um evento que simboliza um “ritual de passagem” dos educandos da modalidade, que agora estão aptos a usar uma corda de cor condizente com seu nível na capoeiragem.
Foram dois Batizados de Capoeira, um em seguida do outro, que aconteceram no sábado dia 13/11, no Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED), na Vila Albertina, e reuniram tanto os educandos do próprio NED como também capoeiristas que participam da atividade em escolas parceiras, como a E.E. Dr. Sócrates Brasileiro e a E.E. Prof. Amenaíde Braga de Queiroz.
O educador Caio Correa convidou seus colegas do Grupo Harmonia Capoeira, que tomaram conta dos instrumentos e tocaram as rodas de capoeira durante os dois eventos. As rodas reuniram todos os educandos e colegas presentes e todos puderam praticar a modalidade, mesmo aqueles que não receberam novos cordões.
A troca de cordões aconteceu ao fim de cada evento. Todos os selecionados para a graduação receberam um certificado e um novo cordão condizente com seu novo nível na modalidade. Antes dos 14 anos, os iniciantes, que usam cordão branco, fazem a graduação para um cordão verde e cinza, amarelo e cinza ou azul e cinza, nesta ordem.
Maiores de 14 anos realizam a graduação para um cordão verde, amarelo, cinza, amarelo e verde, azul e verde ou verde, amarelo e azul, nesta ordem. O cordão é tradicionalmente trocado pelo padrinho ou madrinha do capoeirista, que pode ser um pai, mãe, responsável ou, às vezes, o próprio educador, caso seja o desejo do educando.