Atitudes que fazem a diferença para a transformação de um mundo mais sustentável

Beatriz Pantaleão – Diretora executiva da Fundação Gol de Letra

Para contar uma boa história, vamos voltar um pouco no tempo: o ano era 2016. E logo no primeiro dia de janeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou o desafio da Agenda 2030, que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas. O acordo, assinado na sede da ONU, em Nova York, contou com a participação de 193 Estados-membros do órgão internacional. Os ODS, ou Agenda do Milênio, fazem parte de um plano minucioso e ousado, que envolve as dimensões social, ambiental e econômica de forma integrada.

A Fundação Gol de Letra, que neste ano completa 20 anos de existência, sempre teve como norte muitos dos valores estabelecidos pela Agenda do Milênio. Trabalhar com o nosso público temas como igualdade de gênero, educação de qualidade, meio ambiente, entre outros, sempre fez parte dos nossos objetivos metodológicos.

Felizmente, em 2017, tivemos a oportunidade de desenvolver a Agenda do Milênio de maneira mais organizada e efetiva durante o Projeto Sport 4 Rio, fruto da inciativa de quatro instituições não-governamentais cariocas (Fundação Gol de Letra, instituída pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo; Instituto Reação, do judoca Flávio Canto; Luta pela Paz, do antropólogo e ex-boxeador Luke Dowdney; e Bola Pra Frente, do ex-jogador Jorginho) que promovem a inclusão social e desenvolvimento educacional de crianças e jovens por meio do esporte. A ideia do projeto surgiu em outubro de 2016, na Alemanha, em um encontro patrocinado pela Laureus, instituição financiadora em comum das quatro organizações, que realiza esse evento a cada dois anos, com o intuito de impulsionar a troca de experiências e know how entre os líderes de organizações sociais ao redor do mundo.

O Projeto Sport 4 Rio é uma iniciativa que nasceu com propósito de disseminar cuidados com o meio ambiente e incentivar o desenvolvimento sustentável das comunidades em diversos aspectos, utilizando como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No total, foram seis encontros e sete ODS trabalhados com as crianças das instituições (Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Redução das Desigualdades; Consumo e Produção Responsáveis; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação). Cada organização criou um comitê – composto por 10 crianças, sendo cinco meninas e cinco meninos –, que participou de todos os encontros e tinha a missão de disseminar o aprendizado entre as outras crianças de suas instituições. Afinal, multiplicar conhecimentos e trocar experiências é essencial para o desenvolvimento coletivo.

O ponto alto do projeto ocorreu em 5 de junho de 2017, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando cada instituição levou 40 crianças para o Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde tiveram a oportunidade de trabalhar a ODS 15 (Vida Terrestre), aprendendo mais sobre o meio ambiente e realizando o plantio de 80 mudas de árvores. Nesse dia, além do plantio, os jovens tiveram a oportunidade de participar de algumas palestras sobre meio ambiente com instrutores do próprio parque.

Durante todos os encontros, o Projeto Sport 4 Rio buscou promover uma experiência de reflexão sobre o quanto precisamos mudar rotinas e visões, deslocando nossos hábitos cotidianos para práticas realmente sustentáveis, que busquem o bem-estar geral. Se mudarmos nossas atitudes, atuando com ações mais colaborativas e menos competitivas, estaremos redescobrindo o sentido de pertencer ao ambiente natural e contribuindo para a preservação da própria humanidade. E isso está ao alcance de cada um de nós, basta querer!

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u2AoqzwpV-0

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download karbonn firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=