Equipe Gol de Letra faz capacitação em modalidades paralímpicas

Após firmar parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em setembro, a equipe pedagógica da Fundação Gol de Letra vem recebendo capacitações da entidade em diversas modalidades paralímpicas.

O grupo de profissionais de educação física deu início às formações com o curso online “Movimento Paralímpico”, um curso básico que contempla a história do desporte paralímpico, políticas públicas para PCDs e algumas modalidades esportivas adaptadas.

Em outubro, a equipe pedagógica da Gol de Letra e os profissionais de educação física da E.E. Dr. Sócrates Brasileiro, onde aconteceram as formações, tiveram acesso a quatro cursos de habilitação técnica para quatro modalidades: bocha paralímpica, goalball, voleibol sentado e judô paralímpico.

As formações foram realizadas por profissionais do Comitê e capacitaram a equipe em questões teóricas, como por exemplo a classificação e a elegibilidade de paratletas, além de realizar oficinas práticas das modalidades.

O profissional Danilo Novaes, que deu formação de vôlei sentado, contou à equipe sobre algumas dificuldades de trabalhar o público portador de deficiência. “Muitas vezes existe uma resistência da família para fazer as atividades, por uma questão de superproteção”, contou.

Ainda assim, é preciso que os responsáveis entendam as vantagens do esporte para um PCD. “São inúmeros benefícios para o corpo, melhora a autoestima, gera integração social, possibilita superar limites e prevenir doenças”, diz Danilo.

O educador da Fundação Gol de Letra Denis Carvalho diz ter gostado muito da formação. “A que eu mais gostei foi a de vôlei sentado, pela aplicabilidade no dia a dia e pela parte prática que foi bastante explorada”. Denis atua no Programa Lazer na Vila, cujo foco é abrir as atividades da Gol de Letra para toda a comunidade, trabalhando não apenas os esportes, mas também brincadeiras e outras atividades lúdicas.

Mesmo assim, ele afirma ser possível aplicar os ensinamentos da formação no dia a dia do programa. “Dá para aplicar todo esse aprendizado na rotina das atividades, inserindo as vivências dentro da programação do lazer aos sábados, mesclando entre a modalidade formal e a paralímpica”, conta Denis.

Eduardo Brunello, analista dos programas esportivos da Fundação, conta que a escolha dos cursos que foram ministrados pelo CPB se deu pela maior possibilidade de aplicação na rotina da Fundação.

Ele diz que, a partir de agora, a ideia é mapear as pessoas com deficiência (PCD) da Vila Albertina e trazer para as oficinas da Gol de Letra. “A princípio pretendemos inclui-los nas modalidades já existentes, em 2022, e no ano seguinte, quem sabe conseguiremos ter uma oficina específica de modalidade paralímpica em nossa grade de atividades”, diz.

Formalização

Após cursos e capacitações, foi realizada no dia 23 de novembro uma cerimônia de formalização para a assinatura de um acordo de cooperação entre a Fundação Gol de Letra e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

A solenidade contou com a presença do instituidor da Gol de Letra, Raí Oliveira, que pode conhecer junto com a equipe da Gol de Letra todos os espaços do Centro de Treinamento Paralímpico, como ginásio, quadras e o Laboratório de Ciência de Esportes.

Durante o encontro, foram discutidos os próximos passos da parceria, como uma possível capacitação das modalidades também para a equipe pedagógica da unidade Rio de Janeiro da Fundação e a possibilidade de utilizar os espaços do CPB para promover alguns eventos esportivos da Gol de Letra, como o Festival de Integração Rio-SP.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download intex firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course